Título: ONU PEDE QUE PAÍSES PROÍBAM CLONES HUMANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2005, Ciência e Vida, p. 30

Medida é aprovada sob pressão de EUA e grupos católicos

NOVA YORK. Após dois anos de discussões, a Assembléia-Geral da ONU aprovou ontem um pedido a todos os governos para que proíbam qualquer tipo de clonagem humana, inclusive de embriões para pesquisas com células-tronco. Numa vitória simbólica para o governo de George W. Bush, a proposta foi aprovada por 84 votos a 34, com 37 abstenções.

Os EUA não fizeram uma campanha explícita, mas trabalharam nos bastidores, por meio de grupos antiaborto, para que o pedido fosse aprovado. Apresentada por Honduras, a medida foi majoritariamente aprovada por países católicos. O Papa João Paulo II condena a clonagem humana.

Tradicionais aliados, os EUA e o Reino Unido desta vez estiveram em campos opostos: Londres condenou o que chamou de intransigência de países que se opõem à clonagem com motivos médicos, já realizada no país. O Brasil votou com o Reino Unido. Muitos países islâmicos se abstiveram. Países que se opuseram à medida lembraram que ela não tem valor legal nem impacto sobre as pesquisas com células-tronco.

No centro do debate está a clonagem com objetivos terapêuticos, em que embriões humanos são clonados para que se obtenham células-tronco usadas em estudos médicos e depois descartados. Apoiados por numerosos países, cientistas dizem que a técnica representa uma esperança de cura para cem milhões de pessoas que sofrem de doenças como câncer, diabete e mal de Alzheimer.