Título: Severino propõe trocar cargo na Mesa por pasta
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 12/03/2005, O País, p. 8

Em conversa com Dirceu, presidente da Câmara propõe ministério para Ciro Nogueira, que cederia vaga ao PT na Casa

BRASÍLIA. Em conversa com o chefe da Casa Civil, José Dirceu, anteontem à noite, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), fez uma proposta: disse que o nome de sua preferência para ocupar um ministério é o do primeiro vice-presidente da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI). Se isso se concretizar, disse Severino, o PP abrirá mão deste cargo na Mesa da Câmara para o PT, partido que ficou sem vaga no comando da Casa.

Pressionado pelos dirigentes do PP, que aguardam um chamado desde o início da semana, Severino pediu a Dirceu uma decisão sobre a reforma ministerial. Na conversa, ele reforçou o interesse do partido: ter o Ministério das Comunicações ou o da Integração Nacional.

Após o encontro com Dirceu, Severino reuniu a cúpula do partido em sua casa.

¿ Não agüento mais a pressão. Estão me perturbando muito. Seria bom resolver de uma vez ¿ disse Severino a Dirceu.

Dirceu quis saber qual a indicação de Severino para o Ministério. De início, o presidente da Câmara respondeu que as negociações seriam comandadas pelos deputados Pedro Corrêa (PE), presidente do PP, e José Janene (PR), líder da bancada. Mas deixou escapar sua preferência: Ciro Nogueira, seu fiel escudeiro de sua campanha.

Segundo um assessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou que a indicação do PP depende do aval de Severino. A bancada tem outros dois nomes: os deputados Mário Negromonte (BA) e João Pizzolatti (SC). Para uma indicação técnica, o nome mais forte é o do diretor do Instituto de Resseguros do Brasil, Luiz Eduardo Pereira de Lucena. A avaliação, no PP, é que se o partido ganhar a pasta das Comunicações, a indicação será mesmo técnica. Se for a Integração, o nome será político.

¿ Não tem muito jogo de cintura: será Integração ou Comunicações. Se for Integração, não tem como não ser um deputado ¿ confirmou Janene.