Título: Alencar diz que tem perfil inadequado para a Defesa
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2005, O País, p. 9

`Minha cultura é empresarial¿, afirma o vice-presidente

RIO e BRASÍLIA. O vice-presidente José Alencar afirmou ontem, depois de palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio, não ter o perfil adequado para ocupar o Ministério da Defesa, que assumiu em novembro. Alencar argumentou que não tem formação militar, mas empresarial. Ele evitou dizer que isso significa que vai sair do cargo na reforma ministerial.

¿ Já falei aqui hoje: meu perfil é inadequado para a Defesa porque minha cultura é empresarial. Eu não entendo desses assuntos, tenho tido a colaboração, a ajuda, a solidariedade dos comandantes das três Forças. Estamos trabalhando juntos, mas eu não tenho a pretensão de ser ministro da Defesa, não.

Para Alencar, não há impedimento de sua parte

O vice-presidente disse que a hipótese de sair do ministério na reforma não passou por sua cabeça, mas lembrou um antigo bordão da política:

¿ Como já disse o professor Portela, que foi ministro da Educação, eu não sou ministro, eu estou ministro ¿ disse Alencar, referindo-se a Eduardo Portela, ministro da Educação no governo João Batista Figueiredo.

¿ Não há nada, mas da minha parte não há nenhum impedimento ¿ completou.

Ao chegar ao Ministério da Defesa ontem, Alencar minimizou as declarações dadas no Rio e disse que elas foram tiradas do contexto. Reafirmou que não tem o perfil para a pasta da Defesa, mas enfatizou que a decisão de mantê-lo ou não no cargo é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que não veria problemas em deixar a pasta.

¿ Sou obviamente um companheiro de chapa, vice-presidente eleito pela eleição dele. Meu mandato termina no fim de 2006. Aqui não, termina no momento em que o presidente quiser que eu saia. E não tenho qualquer dificuldade para isso.

Alencar disse que foi bem recebido pelos militares e que está confortável no cargo, apesar de dizer que não tem o perfil para a função.

¿ Vocês estão querendo me tirar daqui? Eu sempre disse que meu perfil é de empresário. Mas estou confortável, fui super bem recebido.

Perguntado se Lula pediu que colocasse o cargo à disposição, Alencar desconversou e negou ter feito um acordo de que sua ida para a Defesa seria temporária. O vice-presidente ironizou a pergunta sobre o desejo do PMDB de indicar o vice de Lula em 2006.

¿ É um direito, mas não sabia que havia candidatura a vice. Não sou candidato e nunca fui. Vice é convite do titular.

Declaração surpreende subordinados

A declaração de Alencar surpreendeu seus subordinados e criou uma expectativa de que ele poderia deixar o cargo.

Segundo integrantes da Defesa, fora a crise da Varig, Alencar tem se ocupado mais com os assuntos políticos e não tem tido tempo para os problemas da pasta.