Título: PPS LANÇA FREIRE CANDIDATO À SUCESSÃO DE LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2005, O País, p. 13

Partido deve fazer aliança com PDT e PV para eleição de 2006

BRASÍLIA. Na tentativa de firmar a linha oposicionista do PPS, um grupo de deputados do partido lançou ontem, com o apoio de 11 presidentes de diretórios estaduais, o nome do presidente da legenda, deputado Roberto Freire (PE), à Presidência da República em 2006. A proposta, liderada pelo deputado Raul Jungmann, ministro da Reforma Agrária no governo Fernando Henrique, será apresentada na reunião do diretório nacional, nos dias 7 e 8 de abril, em Natal.

Após deixar a base, o PPS decidiu entrar na corrida da sucessão presidencial numa aliança com PDT e, possivelmente, com PV, mas ainda não havia falado em candidatos.

¿ Isso não impede que outros companheiros também se apresentem. Roberto Freire é o nome natural por sua história, compromissos, respaldo e credibilidade, mas temos outros ótimos nomes, como o dos deputados federais Nelson Proença e Denise Frossard; o do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça; e o do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi ¿ diz Jungmann, ignorando o ministro Ciro Gomes, que ainda está no PPS e obteve 11 milhões de votos na eleição presidencial de 2002.

Freire e Ciro estão praticamente rompidos. O ministro foi desligado de suas funções partidárias porque não aceitou a decisão do PPS de entregar o cargo no governo.