Título: Cantarino diz que vai abrir `caixa preta¿
Autor: Paula Autran
Fonte: O Globo, 12/03/2005, Rio, p. 24
Secretário quer saber como a prefeitura usava recursos do SUS
O secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, que assumirá a gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) com a desabilitação da prefeitura do Rio, disse que não vai assumir hospital nenhum. Segundo ele, a sua missão ¿ temporária ¿ é abrir o que ele chamou de ¿caixa preta¿, referindo-se à distribuição dos recursos.
¿ Vou ver como estava a gestão do SUS pela prefeitura, que nunca integrou a rede ¿ disse Cantarino.
Secretário rebate críticas sobre competência
O secretário rebateu as críticas recebidas de que não estaria administrando bem a rede hospitalar estadual e, por isso, não estaria capacitado para assumir a gestão do município:
¿ Não tem nada a ver se tenho problemas com hospitais. Hoje, gerencio mais de 60 municípios do estado ¿ observou Cantarino. ¿ É preciso ver que peguei uma rede que estava para baixo e estou conseguindo colocá-la para cima. Enquanto ele (Ronaldo Cezar Coelho), pegou uma rede que estava para cima e conseguiu colocar para baixo.
Cantarino disse esperar que a intervenção seja apenas temporária e que a gestão plena volte para a prefeitura. Segundo o secretário de Saúde, é preciso também que fique claro que a prefeitura não vai deixar de ter as responsabilidades com a saúde. O estado vai apenas fazer o repasse dos recursos. A prefeitura será como uma prestadora de serviços.