Título: FECHADO HOSPITAL INAUGURADO EM BÚZIO INACABADO
Autor: Paula Autran
Fonte: O Globo, 12/03/2005, Rio, p. 24

Ordem partiu do prefeito que promete reabrir a unidade até dezembro

A prefeitura de Búzios decidiu fechar o Hospital municipal Leonel Brizola, inaugurado no ano passado, por falta de condições de funcionamento. De acordo com o prefeito Toninho Branco, serão necessários cerca de R$5 milhões para terminar as obras do hospital, inaugurado mesmo sem contar sequer com energia elétrica.

¿ Inauguraram um galpão, com nome de hospital, para enganar a população. Fizeram um gato para levar energia ao hospital e não foi feito qualquer sistema especial para o tratamento do esgoto hospitalar. Seria uma irresponsabilidade manter essa unidade funcionando nessas condições atuais ¿ justificou o prefeito, acrescentando que pretende entregar o hospital municipal em condições de funcionamento até o fim do ano à população.

A Secretaria municipal de Saúde vai reiniciar as obras da unidade hospitalar com a ligação oficial da energia elétrica e a compra de um gerador para ser acionado em caso de falta de energia. O cronograma da prefeitura prevê ainda a compra de equipamentos para o centro cirúrgico e a construção de uma UTI neonatal.

Toninho Branco informou ainda que, logo depois da Semana Santa, vai fazer um plebiscito para que a população de Búzios escolha o novo nome do hospital:

¿ Nós respeitamos a memória do falecido governador Leonel Brizola, mas ele não fez nada por Búzios para merecer a homenagem ¿ argumenta o prefeito.