Título: CHUVA FORTE NÃO INTERROMPE ESTIAGEM
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 14/03/2005, O País, p. 4

Rio Grande do Sul sofre os efeitos da seca nas cidades e na agricultura

PORTO ALEGRE. Chuvas fortes ocorreram entre a madrugada e a manhã de ontem em todo o Rio Grande do Sul, mas ainda não foram suficientes para interromper o longo período de estiagem que já deixou 427 dos 496 municípios em situação de emergência. A atual crise resultou no racionamento de água em áreas urbanas e em localidades rurais de 221 municípios, além de causar grandes estragos na agricultura. Os produtores rurais estimam suas perdas, até o momento, em oito milhões de toneladas.

¿ As chuvas foram intensas, mas não interromperam a estiagem. Em Erechim, um dos municípios mais atingidos no norte do estado, choveu muito, mas a barragem onde é captada a água para o abastecimento urbano subiu apenas 30 centímetros e ainda está 4,12 metros abaixo de seu nível normal ¿ informou ontem o chefe da Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel João Luiz Soares.

Porto Alegre enfrenta diversos alagamentos

Em Porto Alegre, onde no início da manhã ocorreram alguns alagamentos em bairros da região norte da cidade, as precipitações chegaram a 55,7 mm. O Litoral Norte foi sacudido por ventos com rajadas de 60 a 70 quilômetros horários, destelhando cerca de 20 casas no município de Cidreira. Em Dom Pedrito, na Fronteira Oeste, também houve destelhamentos, mas sem maior gravidade e sem deixar moradores desabrigados. Em dezenas de municípios faltou luz em áreas onde houve queda de árvores e postes.

¿ Na madrugada desta segunda-feira ainda devem ocorrer mais algumas chuvas, mas durante o dia, na maior parte do estado, o tempo deve voltar a ficar bom. Estamos esperando novas chuvas apenas para o período de 18 a 20 deste mês ¿ acrescentou João Luiz Soares.

Eugenio Hackbart, coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana, de São Leopoldo, disse acreditar que o final deste mês será mais chuvoso e que em abril deverá chover forte em todo o estado, encerrando a estiagem.

Mais 16 municípios podem decretar emergência

Prevê-se que hoje mais 16 municípios deverão decretar situação de emergência, elevando o número de localidades nessa condição para 443. Nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o estado para conhecer a extensão dos estragos e anunciar algumas medidas de apoio aos municípios e ao governo do estado.