Título: CACHORRO A GRITO
Autor: Paulo Guedes
Fonte: O Globo, 14/03/2005, O País, p. 7

¿Aidéia do socialismo é ao mesmo tempo simples e grandiosa. É uma das mais ambiciosas criações do espírito humano. Tão magnífica, tão ousada que, merecidamente, despertou a maior admiração. Mas, para evitar que a civilização degenere para a barbárie, precisamos refutá-la logicamente, e não apenas empurrá-la, descuidadamente, para o lado¿ ¿ Ludwig von Mises

A linguagem, a moral, os costumes, os regimes políticos e os regimes econômicos são resultados esculpidos por infindáveis experimentações, tentativas e erros em longo processo de evolução cultural. Grupos humanos distintos escolhem entre diferentes sistemas de coordenação social. É enorme a variedade de opções. Mas o progresso depende da eficácia da superestrutura escolhida. Portanto, são as idéias que selecionam os grupos humanos de sucesso.

A democracia e os mercados, por exemplo, estão nas raízes da civilização ocidental. Foi em Atenas, no século V a.C., que se esboçou a Grande Sociedade Aberta de Karl Popper. E o declínio dos gregos se inicia quando o lado negro da força, Esparta, militarista e autárquica, vence a Guerra do Peloponeso.

A atração do socialismo, por outro lado, está na solidariedade, atávica dimensão humana, tribal e indispensável à sobrevivência dos pequenos grupos nômades de caçadores-coletores. Perpetuado também nas religiões, o instinto da solidariedade resiste à complexa ordem social moderna, com suas características de impessoalidade, mudança de valores e insegurança econômica.

As transferências de renda sob forma de bolsa-família contra a pobreza absoluta, bolsa-escola pela igualdade de oportunidades, proteção social para deficientes, seguro-desemprego, aposentadoria para os idosos refletem essa solidariedade. Essa é a herança do socialismo à Grande Sociedade Aberta, mas nada além disso. Como método de coordenação econômica, o socialismo é uma tragédia.

Como atesta o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, ao prometer mais reformas liberais em 2005. ¿O governo vai gastar menos e se endividar menos, abrir setores estratégicos como o de energia para o capital privado e criar um ambiente favorável aos negócios¿, diz Gilberto Scofield Jr, correspondente do GLOBO na China.

O progresso material chinês permitiu um tratamento mais generoso até para os animais. O número de cães devorados por ano está em queda (em torno de 15 milhões) e segue aumentando o número de animais domésticos (cerca de 150 milhões). Ou seja, o chinês adota a economia de mercado e não precisa mais matar cachorro a grito.