Título: FEBEM: 764 INTERNOS FUGIRAM SÓ EM 2005
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2005, O País, p. 8

Colegas de educadora estuprada em Franco da Rocha fazem manifestação

SÃO PAULO. Pelo menos 300 dos 764 internos que escaparam de unidades da Febem este ano ainda estão nas ruas de São Paulo. Somente entre quinta-feira e ontem, 168 adolescentes fugiram, apesar de o secretário da Justiça e presidente da fundação, Alexandre de Moraes, ter anunciado na sexta-feira mudanças no sistema de segurança. Na opinião de Moraes, os menores estão testando o novo sistema.

¿ Eles estavam acostumados com espancamentos sempre que ocorriam fugas. Estão confundindo falta de maus-tratos com falta de disciplina.

Segundo o secretário, a Febem vai criar um turno intermediário de agentes de segurança, para evitar a troca total de funcionários entre 7h e 19h, como ocorre atualmente, para ajudar a evitar fugas. A equipe também será reforçada com mais 150 homens à paisana.

A Febem registrou no fim de semana outras duas fugas: 33 internos escaparam. Nove foram recapturados. No Complexo Tatuapé, 25 menores fugiram na noite de sábado. Seis deles foram recapturados. Na noite de quinta-feira, a fundação registrou a maior fuga do complexo. Dos 1.600 jovens, 307 escaparam. Ainda continuam foragidos 144 internos.

Em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, oito garotos fugiram. Três foram recapturados. Nesse complexo, quatro internos são acusados de estuprar uma educadora na rebelião de sexta-feira. Dois deles também são acusados de atentado violento ao pudor. As funcionárias atacadas não querem voltar à atividade. Os funcionários fizeram ontem de manhã um ato em protesto pela falta de segurança.