Título: OPEP PODE MANTER PRODUÇÃO ALTA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2005, Economia, p. 18
Para países-membros, cartel do petróleo deve acalmar mercados
ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos. Os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait, países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), sugeriram ontem que o cartel poderá manter sua produção acima das cotas formais para esfriar a volatilidade dos mercados. A Opep se reúne depois de amanhã, em Isfaã, no Irã, para decidir as cotas de produção para o segundo trimestre.
Os preços do petróleo do tipo Brent (referência internacional) quebraram sucessivos recordes históricos na semana passada. Já a cotação do barril do WTI (o cru leve americano) aproxima-se dos US$55. A preocupação central dos operadores tem sido o temor de um desabastecimento diante da crescente demanda mundial e uma capacidade de produção cada vez mais saturada.
¿ A decisão pode ser a de manter os níveis atuais de produção com o objetivo de acalmar os mercados ¿ disse ontem o ministro de Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed al-Hamil.
Al-Hamil não revelou quanto a Opep produz atualmente além das cotas estabelecidas na última reunião ministerial. Uma pesquisa realizada pela agência Reuters, no entanto, revelou que dez países-membros do cartel, com exceção do Iraque, estão bombeando 600 mil barris de petróleo por dia acima do teto oficial de 27 milhões em fevereiro. A Opep produz cerca de 40% do petróleo mundial.
O ministro de Energia da Líbia foi citado ontem pela agência de notícias do Qatar QNA afirmando acreditar que a Opep manteria seu nível de produção para manter a estabilidade do mercado. Já o ministro do Petróleo do Kuwait, xeque Ahmad al-Fahd al-Sabah, que é também o presidente do cartel, admitiu no sábado que os preços atuais da commodity estão levando alguns membros da Opep a exceder suas cotas.
Outros membros, como Irã, Qatar, Venezuela e Argélia, sinalizaram na semana passada que são contra um aumento da produção. Segundo o representante da Argélia, a Opep não tem condições técnicas de elevar as cotas.