Título: QUALIDADE DE VIDA: COMBATE À DENGUE FAZ RIO SUBIR EM RANKING MUNDIAL
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2005, Economia, p. 19

Cidade é a pior entre as brasileiras no quesito segurança, diz consultoria

A campanha de combate à dengue em 2003 fez a cidade do Rio de Janeiro subir duas posições ¿ do 118º para o 116º lugar ¿ no ranking da Pesquisa Mundial de Qualidade de Vida deste ano e relativa ao biênio 2004/2005, elaborado pela consultoria internacional de recursos humanos Mercer a partir da análise de 39 itens. Mas os municípios brasileiros ainda estão longe do topo do ranking, que inclui 215 cidades no mundo. Entre as brasileiras, embora tenha melhorado sua colocação, o Rio ainda ficou abaixo de Brasília ¿ que ocupa o 103º lugar, um abaixo do biênio anterior, devido à melhora dos índices da cidade chinesa de Xangai ¿ e de São Paulo, que manteve o 107º lugar. Manaus continuou com o 127ºlugar.

¿Não houve uma mudança substancial na avaliação das cidades brasileiras. A única melhora foi a apreciação do real frente ao dólar, que melhorou a avaliação deste item, por aumentar o poder aquisitivo, tendo um impacto positivo na qualidade de vida desses habitantes¿, observou Ivan Farber, consultor da Mercer, na pesquisa.

Já no ranking de segurança pessoal e seguridade ¿ que leva em conta relacionamento com outros países, estabilidade interna e crime, inclusive terrorismo ¿ o Rio tem a pior colocação entre as cidades brasileiras: 167º lugar. Manaus é a melhor colocada, na 103ª posição, seguida por Brasília (120ª) e São Paulo (148ª).

Nos dois rankings, a última colocação é de Bagdá, que teve apenas cinco pontos no levantamento de segurança contra 122,5 da primeira colocada, a européia Luxemburgo.

Nova York, com cem pontos, serve como parâmetro de comparação para as demais cidades citadas no estudo de qualidade de vida. A lista, no entanto, é encabeçada por Genebra e Zurique, ambas na Suíça, empatadas no primeiro lugar, seguidas por Vancouver, no Canadá. Paris ocupa a 31ª posição, enquanto Londres e Nova York ficaram empatas na 39ª colocação. Nesse quesito os argentinos passaram a frente do Brasil, Buenos Aires está 78º lugar entre as 215 cidades, sendo que a nossa melhor colocação é 103ª posição, com Manaus.

No ranking de segurança pessoal e seguridade, na América do Sul a chilena Santiago obteve a melhor pontuação, garantindo o 94º lugar. E Buenos Aires ocupa a 115ª posição. Paris, Nova York e Londres ocupam, respectivamente, a 51ª, a 58ª e a 69ª posições.

O levantamento feito pela Mercer é usado para auxiliar governos e empresas. Além de segurança e desenvolvimento político e econômico, entre os itens considerados estão: ambiente sócio-cultural; saúde; saneamento; escolaridade; transportes; diversão; meio ambiente; abastecimento; e serviços públicos (como eletricidade, gás e telefonia).