Título: O PRESENTE NO PRESENTE
Autor: Mauro Halfeld
Fonte: O Globo, 14/03/2005, Economia, p. 20

O Ibovespa raspou a marca de 30 mil pontos e a soma do valor de mercado de todas as empresas listadas na bolsa paulista superou o recorde de R$1 trilhão.

Esse mercado é engraçado. Há exatos dois anos, quando esta coluna era inicialmente publicada, o Ibovespa estava em dez mil pontos. Toda vez que ousava falar bem do investimento em ações, eu levava um puxão de orelhas de alguém que havia perdido na Bolsa. Agora, depois que as ações, na média, triplicaram de valor, recebo dezenas de mensagens de novatos em bolsa ávidos por comprar ações.

Minha reação: fico preocupado. As ações subiram muito e temo que esses que estão chegando atrasados na festa possam se machucar em algum momento de inversão nas expectativas.

A cobiça é forte. Ninguém está livre dela. Basta dar uma olhada no desempenho dos fundos de ações nas últimas semanas para sentir um desejo de ganhar dinheiro rapidamente.

Imagine um investimento com a seguinte rentabilidade: em agosto de 2004, no seu primeiro mês de vida, ganho de 3%. Em setembro, 6%; em outubro, 2%; em novembro, 7% e, em dezembro, 7% de novo. Em janeiro, ele deu um susto: caiu 4%. Em fevereiro, outro susto, só que para o alto, subiu 16%. Em março, já soma 2%.

No acumulado, em sete meses de vida, o investimento rendeu 46%. No mesmo período, segundo a Economatica, bateu o Ibovespa que acumulou 34%, bateu o CDI que rendeu 10%, a poupança com 5,5% e o dólar que despencou 10%.

Que investimento mágico é esse? O leitor mais atento deve se lembrar de uma coluna que escrevi sobre um presente para minha afilhada em julho do ano passado (O presente do futuro). O nome é um tanto complicado: Papéis de Índice Brasil Bovespa (PIBB). A profecia começou a se realizar. O presente do futuro virou presente no presente.

Como investir? Algumas vezes, um gerente de banco desconhece e diz que o PIBB já acabou. Há um equívoco aí. Ligue para a corretora de ações do próprio banco ou para uma corretora independente. Apesar dos boicotes ao interessante produto, muitos negócios são feitos diariamente na bolsa. A propósito, a liquidez é razoável para investidores individuais.

Considero o PIBB um dos melhores veículos para se começar a investir em ações porque reúne um conjunto bem diversificado de papéis, é transparente e tem baixíssimo custo de administração. Onde encontrar mais informações? Mande um e-mail para cbndinheiro@cbn.com.br mailto:cbndinheiro@cbn.com.br> que eu lhe envio um link.

Na hora em que se comemoram recordes na Bolsa, não tente acelerar seu ritmo, achando que a festa é para sempre. Calma, paciência e humildade são características comuns entre os grandes vitoriosos no mercado de ações.

O LEITOR PERGUNTA

Ganho R$500 e gostaria de começar a aplicar o pouco que me sobra. Como fazer?

O Banco Popular está ampliando rapidamente sua rede de atendimento. Além da tradicional caderneta de poupança, muitos produtos serão ofertados, inclusive planos de previdência. Nos bancos tradicionais, pesquise sempre as taxas de administração cobradas. Procure optar por segurança, com taxas baixas.