Título: PAPA VOLTA AO VATICANO
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2005, O Mundo, p. 22
Pontífice surpreende fiéis e deixa hospital um dia antes do previsto
Oapa João Paulo II surpreendeu o mundo ontem ao deixar o hospital Gemelli, em Roma, e voltar ao Vaticano no início da noite, um dia antes do previsto. A alta ocorreu após o Pontífice dizer algumas frases publicamente pela primeira vez desde que foi submetido a uma traqueostomia para superar uma grave crise respiratória.
Muito aplaudido pelos fiéis que demonstraram alegria ao vê-lo sair do hospital, João Paulo II abençoou-os com o sinal da cruz quando a van que o conduziu ao Vaticano se movimentou. As luzes internas do veículo estavam acesas para que o público pudesse vê-lo. No trajeto, o Papa, que estava internado desde 24 de fevereiro, acenou para o público que o saudava nas ruas. O percurso de volta ao Vaticano foi transmito ao vivo pela TV italiana.
Pontífice está com cânula na garganta
Ainda no hospital, João Paulo II se dirigiu aos peregrinos que aguardavam para vê-lo num breve pronunciamento em italiano e em polonês da janela do quarto.
¿ Queridos irmãos e irmãs, bem-vindos, agradeço pela visita ¿ disse ele em italiano.
Ele ainda cumprimentou em polonês os peregrinos de sua cidade natal, Wadowice, na Polônia, levando às lágrimas alguns fiéis, e concluiu em italiano com ¿saudações em Cristo. Um bom domingo e boa semana para todos.¿
¿ Fiz dívidas para vir aqui vê-lo e valeu a pena. O Papa está nos mostrando como é importante viver até o fim. Sua mensagem em defesa da vida, contra o aborto e a eutanásia, é realmente poderosa ¿ disse a estudante universitária Michelle Garza, de 25 anos.
Minutos depois da aparição na janela, o Vaticano emitiu um comunicado dizendo que o Papa sairia do hospital ainda ontem e continuaria sua recuperação no Vaticano.
Houve muita especulação nos últimos dias sobre o efeito que a cirurgia poderia provocar na voz do Papa, mas suas palavras ontem foram pronunciadas de forma clara. João Paulo está fazendo terapia respiratória e da fala. Segundo a agência Efe, ele ainda está com uma cânula na garganta para ajudar o ar a chegar aos pulmões. Ontem, a parte de cima de sua bata estava desabotoada, aparentemente para evitar pressão sobre o tubo. Ainda de acordo com a agência espanhola, o médico italiano Roberto Filipo, especialista em casos como o do Papa, afirmou que é possível que o Pontífice fique com a cânula por tempo indeterminado, o que evitaria complicações do mal de Parkinson, mas por outro lado aumenta as chances de contrair uma infecção respiratória.
A volta para casa não significa, no entanto, volta à normalidade. Pela primeira vez em seu Pontificado de 26 anos, João Paulo II delegou a cardeais a tarefa de presidir quase todos os serviços da Semana Santa e do Domingo de Páscoa. É possível, no entanto, que participe de alguns eventos, apesar da Santa Sé não confirmar.
Em mensagem lida na Praça de São Pedro pelo arcebispo argentino Leonardo Sandri, em nome do Papa, João Paulo II agradeceu à imprensa pela atenção. Sandri afirmou:
¿ Graças a isso os fiéis em todo o mundo puderam sentir-me mais perto deles e me acompanhar com sua afeição e oração. A mídia é um bom meio de disseminar a palavra de Deus e alimentar o espírito. Agradeço àqueles que se dedicaram a esta nova forma de evangelização através da comunicação de massa.
Durante o tempo em que ficou internado, as imagens do Papa, frágil aos 84 anos, foram transmitidas ao vivo do hospital, em telões, para os fiéis que rezavam do lado de fora. As declarações de ontem fizeram parte da quarta aparição pública do Pontífice desde a cirurgia, e a terceira em que participa da cerimônia do Angelus (benção dominical).
No início de fevereiro, o Papa ficou internado na mesma clínica por dez dias. Duas semanas após ter recebido alta, no entanto, teve que ser internado novamente por causa das complicações respiratórias. Na sexta-feira, o Vaticano divulgou um vídeo em que o João Paulo II aparecia em uma missa realizada na capela do hospital. Durante o culto ele chegou a pronunciar algumas palavras, mas pouco audíveis.