Título: ALENCAR: 'SOLUÇÃO PARA VARIG É A VENDA'
Autor: Geralda Doca e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 12/03/2005, Economia, p. 43

Vice-presidente descarta intervenção e diz que há compradores interessados

BRASÍLIA. O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, afirmou ontem que a solução para a crise financeira da Varig é a venda da companhia para uma empresa com "idoneidade profissional, financeira e moral". Ele disse - ao entrar no prédio da pasta para uma reunião sobre a Vasp com o Departamento de Aviação Civil (DAC) - que há várias empresas que querem adquirir a Varig, devido a seu "nome e horários nobres":

- (A Varig) é uma bandeira, tem vôos, é referendada pelos passageiros, é preciso que haja negociação - afirmou Alencar.

Apesar ter aceitado participar de negociações para salvar a companhia - como o acerto de contas - Alencar descartou mais uma vez uma intervenção na Varig. Esta proposta vem sendo defendida pelos deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Varig. Para o vice-presidente, a empresa terá que encontrar uma solução de mercado:

- O caminho é a transferência dela (da Varig) para uma empresa que tenha condições de operá-la, perfil, não só idoneidade profissional, mas financeira e moral. Isso é o que o poder concedente tem que examinar para confirmar uma concessão - disse Alencar, que emendou:

- Eu sou atencioso com autoridades, especialmente as da Câmara e do Senado, então uma proposta advinda deles será olhada com respeito e com apreço, mas acho que esse não é o caminho (a intervenção).

Fazenda resiste ao encontro de contas com a empresa

Há cerca de duas semanas, Alencar participou de um encontro com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, sobre a possibilidade de um chamado encontro de contas. Com isso, a Varig poderia usar o dinheiro ganho em ação no STJ como indenização pelo congelamento tarifário no valor de R$2,2 bilhões para abater suas dívidas com a União (INSS e Receita Federal).

Embora a Advocacia-Geral da União (AGU) tenha se posicionado contra, Alencar já chegou a defender publicamente a idéia, embora saiba que a resistência à idéia é total no Ministério da Fazenda, comandado por Antonio Palocci. O vice-presidente também tem recebido com certa freqüência representantes do Unibanco e da Trevisan Consultoria, responsáveis pelo plano de reestruturação da Varig. Chegou a ver com simpatia a proposta de parcelamento do débito da companhia em 35 anos, que acabou vetada pela Fazenda.