Título: ANATEL DIVULGA RANKING DO DESEMPENHO DAS TELES
Autor: Mônica Tavares
Fonte: O Globo, 12/03/2005, Economia, p. 41

Brasil Telecom recebeu o maior número de reclamações de clientes em janeiro passado

A empresa de celular que mais recebeu reclamações dos usuários em janeiro foi a Brasil Telecom (BrT) GSM. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem o ranking com o desempenho das operadoras junto aos seus clientes, conforme dados da central de atendimento da agência. Em segundo lugar vem a Claro; empatadas em terceiro lugar estão a TIM, a Vivo e a Oi. Já em sexto lugar, na opinião dos consumidores, estão a Telemig Celular, a Amazônia Celular e a CTBC, que atua no Triângulo Mineiro. A melhor empresa é a Sercomtel, estatal da prefeitura de Londrina, no Paraná.

Se em 15 dias as empresas não melhorarem, a Anatel poderá adotar medidas mais duras, afirmou o presidente interino da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral. Entre elas, a suspensão de habilitação de novos clientes e a aplicação de multas.

- Houve efetivamente um crescimento das reclamações da telefonia móvel celular. O cidadão vai ter a partir de agora a informação transparente de um dado que a agência possui - disse.

Em janeiro, a Anatel recebeu 25.726 reclamações dos clientes das empresas celulares, contra 18.243 em janeiro do ano passado. As principais queixas foram quanto a cobrança indevida, 37,41%; atendimento, 21,44%; desligamentos, 9,59%; e reparos, 9,38%. A partir da próxima segunda-feira a Anatel vai divulgar na sua página na internet (www.anatel.gov.br) o desempenho das empresas. Segundo Gurgel, o ranking será atualizado semanalmente.

BrT reconhece que serviço precisa melhorar

O presidente da BrT GSM, Ricardo Sacramento, disse que a empresa, com seis meses, já tem um milhão de assinantes, sendo 30% pós-pagos. Ele afirmou que esta expansão foi explosiva, mas que em dezembro e janeiro os indicadores de qualidade melhoraram, enquanto as outras pioraram em janeiro. Mas ele admite que precisa de desempenho ainda melhor. A Vivo e a Oi não quiseram se pronunciar sobre o assunto. O presidente da TIM, Mario Cesar Araújo, disse que a empresa precisa instalar mais antenas para a transmissão dos sinais. Porém, a empresa vem encontrando dificuldades na legislação em cidades como Brasília, Salvador e Campinas.