Título: PROMETIDA AJUDA A CIDADES CASTIGADAS PELAS CHUVAS
Autor: Ana Wambier
Fonte: O Globo, 15/03/2005, Rio, p. 23

Ministro se reúne com prefeitos de oito municípios

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, prometeu ontem verbas para oito prefeituras do interior do Rio que pleiteiam ajuda federal para obras de emergência. Esses municípios foram atingidos por fortes chuvas que deixaram um saldo de mais de 9.680 desabrigados e desalojados. O encontro aconteceu ontem no Rio a pedido do senador Sérgio Cabral (PMDB). Ao fim do encontro, o ministro disse que avaliará todos os documentos entregues pelos prefeitos com o mapeamento dos problemas a fim de viabilizar a ajuda financeira.

¿ É possível que brevemente haja liberação de recursos. Mas certos investimentos não cabem à minha pasta. Dependendo da natureza da obra, a verba terá que vir de ministérios como o das Cidades ou o dos Transportes. Assuntos estruturais, como saneamento básico, atingem outros ministérios ¿ disse Ciro.

Cidades atingidas ficam nas regiões mais carentes

As regiões Norte e Noroeste fluminenses são as mais carentes e as que apresentam o menor IDH (índice de desenvolvimento humano) do estado. São Francisco do Itabapoana, por exemplo, cujo prefeito era um dos nove presentes à reunião com o ministro ontem, foi o único município do estado a ser inscrito no programa Fome Zero do governo federal e um dos mais castigados pelas chuvas.

Durante a reunião, o procurador-geral do mesmo município, Enaldo Barreto, fez um pedido especial ao ministro. Explicou que, antes de o presidente Lula assumir, uma verba federal de R$1,4 milhão estava alocada para obras de saneamento básico na cidade ¿ que é uma das poucas do estado que ainda usam maciçamente o sistema de fossa séptica. Mas, segundo ele, a verba foi cancelada com a mudança de governo.

¿ Gostaríamos que o governo federal reavaliasse o cancelamento. Somos um município muito carente e precisamos da ajuda. Nosso município não se beneficia com os royalies do petróleo e temos um orçamento enxuto de R$30 milhões. Além disso, com as últimas chuvas, tivemos 3 mil desalojados e 90% do distrito principal foram tomados pelas águas. A situação é muito grave ¿ disse o prefeito de São Francisco do Itabapoana, Pedro Cherene.

Porciúncula foi também um dos municípios mais afetados pelas chuvas: tem 4.200 desalojados e desabrigados e 200 quilômetros de estradas de terra intransitáveis.

¿ Nossa cidade é cortada por uma malha de 528 quilômetros de estradas de terra. Quase a metade está comprometida. Temos regiões completamente isoladas ¿ disse o prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto.

Também participaram da reunião os prefeitos de Itaperuna, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Aperibé, Cardoso Moreira e Lajes do Muriaé.