Título: `Há um clima maior de confiança no país¿
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 15/03/2005, Economia, p. 25

Especialista em varejo, o professor da USP Nelson Barrizzelli acredita que o aumento nas vendas do comércio não reflete as melhoras no mercado de trabalho que, segundo ele, ainda são tímidas. Na sua opinião, o que motiva o consumo é o otimismo com o futuro. ¿O consumidor se sente impelido a comprar porque vê o tempo todo notícias positivas¿.

Como o senhor vê o desempenho do comércio neste início de ano?

NELSON BARRIZZELLI: Psicologicamente, os consumidores estão mais dispostos a comprar. Janeiro e fevereiro costumam ser meses fracos mas, nessa época, em 2004, a economia ainda estava começando o seu processo de recuperação.

O que mais favorece o aumento do consumo agora, a expansão do crédito ou a melhora na renda?

BARRIZZELLI: A ampliação do consumo se deve muito mais ao ambiente geral que se formou no país do que a mudanças reais nos lares dos consumidores. A queda no desemprego e a melhora na renda ainda são tímidas, mas o consumidor se sente impelido a comprar porque vê o tempo todo notícias positivas, de aumento da produção industrial, de crescimento da economia. Há um clima maior de confiança no país.

Então, este será um bom ano para o comércio?

BARRIZZELLI: Tudo indica que sim. O segundo semestre responde por 55% das vendas do comércio. Se não houver imprevistos, os bons resultados de agora mostram que o comércio pode esperar um desempenho ainda melhor no fim do ano.