Título: UMA PARCERIA BEM-SUCEDIDA
Autor: Célia Costa
Fonte: O Globo, 16/03/2005, Rio, p. 14

Samu da Região Metropolitana ajuda a desafogar hospitais

Parcos 14 quilômetros separam o caos nos hospitais do Rio de um bem-sucedido exemplo de parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios. A implantação do Serviço de Atenção Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana II, em setembro do ano passado, ajudou a desafogar o atendimento nas unidades hospitalares de sete cidades. Centralizado em Niterói, o serviço regula pelo telefone 192 os deslocamentos de mini-hospitais móveis para outras seis localidades: São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Niterói, Francisco D¿Angelo, o Samu recebeu cem mil telefonemas desde que foi implantado. Desse total, 25 mil casos foram resolvidos no local do chamado, sem necessidade de o paciente ser deslocado para unidades hospitalares, e apenas 12.600 pessoas precisavam efetivamente de remoção para os serviços de emergência de hospitais. Trotes fora, outros casos foram sanados sem o deslocamento de equipes médicas ou de ambulâncias.

¿ Isso dá a medida de como o Samu ajudou a desafogar o atendimento nos hospitais da região. Não se trata de um simples sistema de transporte de pacientes. O serviço ajuda a organizar o atendimento nas urgências e emergências dos hospitais ¿ afirma o secretário.

Pioneiro no país nesse tipo de atendimento regionalizado, o Samu da região ganhou 17 ambulâncias do Ministério da Saúde, que também dá apoio logístico ao serviço.