Título: AMIL E GOLDEN VÃO LIMITAR REAJUSTE DE PLANO ANTIGO
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 16/03/2005, Economia, p. 22

Os planos de saúde Amil e Golden Cross vão assinar em breve com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um termo pelo qual se comprometem a seguir as regras fixadas pelo governo para o reajuste de contratos antigos, ou seja, anteriores à legislação de 1999. Pelo termo, as empresas desistem de brigar na Justiça e concordam em limitar os aumentos de seus contratos antigos a 11,75% em 2004, como determina uma liminar obtida pela ANS.

Em troca, as operadoras podem levar à agência proposta de aumento para 2005 que inclua o percentual que deixou de ser repassado para os consumidores no ano anterior, e ainda a variação de custos médico-hospitalares entre 2002 e 2004. Já em 2006, os contratos antigos passarão a ser reajustados só pela variação de custos.

No ano passado, Amil, Golden Cross e outras 20 empresas chegaram a ser multadas por terem feito aumentos acima dos 11,75% autorizados pela ANS. Depois de assinado o termo de ajuste de conduta, as operadoras também têm a cobrança de multas suspensa pela ANS. Mas caso o acordo seja descumprido, a punição pode voltar a valer. Sul América e Bradesco também assinaram o termo com a agência, em dezembro do ano passado.