Título: G-20 DISCUTE ESTRATÉGIA PARA A OMC
Autor: Eliane Oliveira e Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 16/03/2005, Economia, p. 27
Expectativa é que debates na reunião ministerial na Índia sejam tensos
Ministros de Comércio e das Relações Exteriores do G-20 se reúnem amanhã, em Nova Délhi, na Índia. O grupo, formado por países em desenvolvimento que lutam por mais acesso às exportações de produtos agrícolas às nações mais ricas do mundo, discutirá formas de avançar nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas a candidatura ao posto de diretor-geral do organismo ¿ a eleição será em maio ¿ e a iminente adesão do Uruguai deverão esquentar os debates.
Esta será a primeira grande reunião ministerial do G-20 desde junho de 2004. Segundo fontes do governo brasileiro, embora na reta final, as negociações da OMC estão tensas, uma vez que os Estados Unidos, a União Européia e o Japão relutam em abrir seus mercados tanto na redução de tarifas como na eliminação de subsídios concedidos aos produtores. Um dos objetivos será harmonizar posições para evitar contradições que possam ser exploradas pelas nações desenvolvidas. Tradicionalmente, reuniões ministeriais do G-20 são convocadas em situações de crise.
Reunião com os EUA para negociar Alca é adiada
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pedirá o apoio dos países do grupo ao embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, candidato a diretor-geral da OMC. Mas os uruguaios também têm candidato próprio ao cargo, Pérez del Castillo, e já disseram estar dispostos a ir até o fim nesse processo eleitoral.
Nas negociações para a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o encontro entre o co-presidente brasileiro, Adhemar Bahadian, e o americano, Peter Allgeier, foi adiado para abril. A reunião estava prevista para os dia 29 e 30 deste mês, em Washington. Mas, segundo fontes do governo, os dois lados decidiram ganhar tempo para discutir melhor as propostas e evitar o desgaste de um encontro sem avanços.