Título: OLMECAS TERIAM CRIADO PRIMEIRA CIVILIZAÇÃO DA AMÉRICA
Autor: John Noble Wilford
Fonte: O Globo, 16/03/2005, Ciência e Vida, p. 32

Descobertas sugerem que cultura extinta de 3.000 anos exerceu influência cultural por todo o continente

Numa planície costeira banhada por rios que atravessavam manguezais e campos de milho e feijão, o povo que os arqueólogos chamam de olmeca ergueu uma sociedade de complexidade ainda não totalmente conhecida. Seu apogeu aconteceu há mais de 3.000 anos, ao longo da região do Golfo do México e de Veracruz.

Os olmecas, controlados por governantes ambiciosos e protegidos por um panteão de deuses, moveram literalmente uma montanha de terra para criar um platô sobre a planície e lá estabelecer uma cidade, cujas ruínas hoje conhecem como San Lorenzo. Eles nos legaram vestígios de palácios, jóias e cerâmicas peculiares com motivos antropomórficos e de onças. Ainda mais impressionantes eram as esculturas olmecas: colossais cabeças de pedra, com lábios grossos e olhos intimidadores, que se acredita serem representações de governantes.

Influência seria maior do que a suposta

Os olmecas são lembrados como os criadores da primeira civilização da Mesoamérica, a área que inclui boa parte do México e da América Central e foi o lar de uma série de outras sociedades, notavelmente os maias. Porém, agora, alguns especialistas supõem que a civilização olmeca foi a primeira a surgir em toda a América, de norte a sul.

Especialistas discutem ainda se os olmecas foram a cultura-mãe das Américas ou uma espécie de irmã cultural de outras antigas civilizações pré-colombianas. A questão ganhou novo fôlego com a publicação na revista ¿Science¿ de um artigo do arqueólogo Jeffrey P. Blomster, da Universidade George Washington. Ele e seus colaboradores descreveram provas de uma ampla exportação de cerâmica olmeca pelas Américas. Para Blomster, o achado dá apoio à idéia de que ¿os olmecas criaram e exportaram um estilo iconográfico único¿.

Os pesquisadores analisaram a composição química de 725 peças de cerâmica decorada com símbolos em estilo olmeca encontradas por toda a América Central. Eles descobriram que a maioria dessas cerâmicas não era imitação, mas sim cerâmica produzida na região de San Lorenzo.

¿ Há fortes provas de que San Lorenzo, a primeira capital olmeca, era uma exportadora cultural. Os olmecas disseminaram sua cultura amplamente ¿ disse Blomster.

Segundo ele, a capital olmeca parece ter sido o centro de uma cultura regional e central, de uma sociedade altamente complexa. Richard A. Diehl, da Universidade do Alabama, disse que as descobertas provêem um forte apoio para a tese de que os olmecas tiveram influência cultural além da Mesoamérica.

¿ San Lorenzo dominou as relações comerciais de sua época e disseminou a iconografia e as crenças olmecas ¿ afirmou Diehl.

O tempo pelo qual durou a influência olmeca, porém, é incerto. Pode ter sido por uma geração, ou mesmo durante o domínio de determinado soberano. Mas Diehl não acredita que tenha durado mais do que um século e meio. Ninguém sabe como os olmecas chamavam a si mesmos. Acredita-se que eles tenham se misturado a outras sociedades, até desaparecer como cultura. Segundo alguns arqueólogos, teriam influenciado diretamente os maias, assim como os gregos influenciaram os romanos.