Título: MINISTRO OCUPA IMÓVEL PÚBLICO IRREGULARMENTE
Autor: Isabel Braga e Maria LIma
Fonte: O Globo, 18/03/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. O controlador-geral da União, ministro Waldir Pires, responsável pelo acompanhamento do uso dos recursos da União, terá de desocupar o apartamento funcional da Câmara dos Deputados onde mora desde 1999. A Mesa da Câmara entendeu que Waldir e outros quatro ex-deputados estão ocupando irregularmente os apartamentos funcionais e terão de desocupá-los. Também precisarão devolver os imóveis os prefeitos eleitos de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, de Uberaba, Anderson Adauto, e outros dois ex-deputados.

Pelos cálculos da Câmara, o controlador da União tem 745 dias de ocupação irregular. O ministro informou que consultou a Mesa sobre a possibilidade de permanecer no imóvel, alegando que não solicitou a residência a que tem direito como ministro. Lembrou também que muitos dos apartamentos da Câmara estão vazios.

Segundo o deputado João Caldas (PL-AL), quarto-secretário da Câmara, a Casa gasta em média R$2 mil para manter cada um dos 432 apartamentos funcionais. Só 196 são ocupados por parlamentares. Os ex-deputados têm 30 dias para desocupar os imóveis. Waldir Pires informou em nota que decidiu deixar o apartamento tão logo consiga outro imóvel funcional a que tem direito.