Título: LÍDERES ADIAM CPI DO SETOR ELÉTRICO
Autor:
Fonte: O Globo, 18/03/2005, O País, p. 4
Deputados esvaziam plenário para impedir que Wladimir Costa seja relator
BRASÍLIA. Os líderes de partidos aliados e de oposição conseguiram adiar a instalação da CPI do setor elétrico, esvaziando o plenário da comissão. A estratégia teve o objetivo de impedir que o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) assumisse a relatoria da comissão. A CPI, presidida pelo deputado João Pizzolatti (PP-SC), vai apurar a privatização de estatais e tem como foco a venda da Eletropaulo em 1998 para a americana AES ¿ que contratou um empréstimo de US$1,2 bilhão no BNDES e ameaçou um calote.
Comissões do Senado devem ir para a gaveta
No Senado, deverão ir para a gaveta duas CPIs propostas pelo PSDB ¿ uma para apurar irregularidades na privatização de estatais e outra para investigar denúncias de corrupção contra o ex-assessor da Presidência Waldomiro Diniz.
Apesar de a investigação da CPI da Câmara atingir o período das privatizações do governo Fernando Henrique, a avaliação no Planalto hoje é de que uma CPI poderia tumultuar mais o ambiente no Congresso. A CPI voltou à cena política depois do discurso em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mês passado, no Espírito Santo, disse ter pedido sigilo a um alto funcionário sobre suspeita de corrupção em estatais no governo anterior.
Os líderes dos partidos esvaziaram a sessão em reação à indicação do deputado Wladimir Costa, dono de um estilo polêmico, para relator. Costa afirmou que seria necessário construir um novo presídio para abrigar tanta gente após a conclusão da CPI.
Goldman: ¿Não se pode transformar CPI em show¿
No ano passado, Costa apresentou requerimento para saber do presidente Lula o quanto supostamente consome de álcool e se ele gostava de beber caipirinha ou uísque.
¿ Essas declarações desqualificam o deputado. Não se pode transformar uma CPI em show ¿ disse o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP).
Wladimir Costa reagiu dizendo que, se for afastado, a CPI já começará desmoralizada.
¿ Não vou ter cuidado com governo ou oposição. Vou investigar tudo. Por isso ninguém me quer como relator. Ela começa desmoralizada. Coisas do além estão impedindo a instalação da CPI ¿ disse Wladimir Costa.