Título: BURATTI VIRA RÉU EM AÇÃO POR IMPROBIDADE
Autor:
Fonte: O Globo, 18/03/2005, O País, p. 4

Ministério Público pediu a inclusão dele no processo que já investiga Waldomiro Diniz

BRASÍLIA. O advogado Rogério Tadeu Buratti foi incluído ao lado do ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz na ação por improbidade administrativa proposta pela União, em julho passado, contra o ex-assessor do Planalto. Buratti foi transformado em réu na ação, que tramita na 7ª Vara Federal do Distrito Federal, a pedido do Ministério Público Federal. Na ação, Waldomiro é acusado de ter se aproveitado do cargo que ocupava para beneficiar a si e a terceiros. Buratti foi secretário da Prefeitura de Ribeirão Preto na gestão do hoje ministro Antonio Palocci.

Segundo relatório da comissão de sindicância, Waldomiro tentou interceder na negociação para a renovação do contrato da Gtech, para operação das loterias, com a Caixa Econômica Federal.

¿Rogério Buratti, conforme a própria narrativa da petição inicial, é apontado como o intermediário que receberia vultosas quantias solicitadas por Waldomiro Diniz para a intermediação da renovação contratual então estabelecida entre a CEF e a empresa Gtech e, portanto, deve figurar no pólo passivo da ação¿, escreveram os procuradores Raquel Branquinho e José Alfredo de Paula e Silva no seu parecer sobre o processo.

¿Havendo elementos probatórios que demonstram a participação de terceiro na ação improba do servidor público, ambos devem responder pelas práticas ilícitas, com a aplicação das penalidades cabíveis em cada situação¿, explicam os procuradores para justificar a inclusão de uma pessoa que não é servidor numa ação de improbidade administrativa.