Título: LULA PEDIRÁ CLEMÊNCIA POR BRASILEIRO CONDENADO À MORTE NA INDONÉSIA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 18/03/2005, O País, p. 10
Instrutor de asa-delta foi preso no país com 13,4 quilos de cocaína
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá pedir, nas próximas semanas, clemência ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, para que seja suspensa a execução do instrutor de vôo livre brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte pela Justiça indonésia. Ele foi preso naquele país com 13,4 quilos de cocaína em 2003. A sentença de morte foi confirmada anteontem e não há mais possibilidades de recursos judiciais. Ele só pode escapar da morte se o governo brasileiro pedir e o presidente Susilo autorizar a comutação da pena.
¿ O governo brasileiro vai pedir clemência ao governo da Indonésia. Isso já está decidido ¿ afirmou um auxiliar do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
O governo brasileiro considera o crime imputado a Marco Archer grave, mas no pedido de clemência deverá argumentar que no Brasil não existe pena de morte. A idéia é que Archer seja punido, mas não executado. Archer foi condenado no dia 8 de agosto do ano passado, um ano depois de ter sido preso. A droga estava escondida em seu equipamento de asa-delta. Archer era instrutor no Rio de Janeiro.
Pela legislação indonésia, os condenados à morte são fuzilados. O presidente Susilo é considerado conservador e mais rigoroso com o narcotráfico que seus antecessores.