Título: MENINO DE 12 ANOS É ACUSADO DA MORTE DO PAI
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 18/03/2005, O País, p. 11

Filho teria contratado pistoleiro

FORTALEZA. Um garoto de 12 anos é acusado de ter intermediado a contratação de um matador de aluguel para assassinar o pai, um aposentado de 67 anos. O crime, cometido por outro menor de 16 anos, foi encomendado por R$1.500 e aconteceu no mês passado no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A arma, um revólver calibre 38, teria sido alugada por R$25. Para a polícia, o menino queria o dinheiro da aposentadoria do pai.

O garoto também é acusado de ter atraído o pai para o local do crime. Ele convidou o pai para jogar baralho na varanda da casa. Quando entrou para beber água, o matador disparou quatro tiros. Apenas um atingiu a testa do pai.

Eles costumavam ir juntos ao banco e era o garoto quem fazia o saque. No fim do ano passado, o pai descobriu que o filho estava retirando dinheiro escondido e gastando em diversões como cinema, lanches e roupas para os colegas, entre eles outro menor de 14 anos, que lhe apresentou o pistoleiro.

Por não ter antecedentes, o menino aguarda decisão da Justiça em liberdade. O jovem que atirou já tinha passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) por pequenos delitos.

O menor não agiu sozinho. Segundo o delegado de Caucaia, Aroldo Mendes Antunes, a mãe dele também participou do encontro com o pistoleiro, no qual foram decididos o dia e a recompensa, que não foi paga.

O menino de 12 anos chegou a negar sua participação no primeiro depoimento e contou que o pai bateu muito nele quando descobriu que estava sacando dinheiro escondido.