Título: ACUSADO DE TRÁFICO É SECRETÁRIO PARLAMENTAR
Autor:
Fonte: O Globo, 18/03/2005, Rio, p. 18

Universitário preso tem cargo de confiança no gabinete da deputada federal Denise Frossard

O universitário Elton Gomes da Silva, preso anteontem acusado de integrar a quadrilha de traficantes do Morro do Estado, em Niterói, trabalha no escritório da deputada federal Denise Frossard, no Rio. Ele recebia um salário de R$3.327 líquidos, pago pela Câmara dos Deputados. Contratado como secretário parlamentar, considerado cargo de confiança, ele trabalha como técnico em informática. Em nota divulgada ontem, a deputada Denise Frossard (PPS-RJ) lamentou a prisão de Elton. No texto, a deputada diz que recebeu a notícia da prisão como ¿um tranco¿.

¿Lamento o episódio e lamentarei bem mais se, de fato, ele estiver envolvido no crime do qual o acusam. Lamento por ele, um rapaz de comportamento profissional exemplar e lamento por todos os jovens que, na idade dele, terminam capturados pelo crime. O caso fortalece a minha convicção de que não podemos baixar a guarda na repressão ao crime; não podemos ceder um milímetro sequer em nossa preocupação, porque ele está cada vez mais próximo de nós e das pessoas que aprendemos a admirar¿, diz a nota.

O nome de Frossard apareceu em escutas feitas pela polícia no telefone de Elton. Numa das conversas, com o funcionário de uma loja de roupas, o acusado forneceu o nome da parlamentar como referência para a abertura de um crediário. Para Denise Frossard, foi um fato corriqueiro:

¿ Se ele trabalhava em meu escritório, que outro nome deveria dar? ¿ perguntou ela.

Em outra ligação, a mãe de uma namorada de Elton pergunta se ele não conseguiria uma carta de recomendação da deputada para pleitear uma vaga para uma criança na escola. Pai do acusado, Sebastião Pereira da Silva se disse ontem surpreso com a prisão do filho:

¿ Estamos todos chocados. Ele era um rapaz trabalhador, que sequer usava drogas.

Preso diz que estava na favela com amigos

Elton negou ontem que tenha ligação com o tráfico. Ele disse que não quer envolver a deputada em sua prisão. Sobre as gravações de telefonemas, em que ele aparece dizendo que o pai o vira na na ¿boca-de-fumo¿ com um fuzil, Elton diz que estava na favela com amigos e que um deles encostou o fuzil a seu lado:

¿ Eu não sou nada disso que estão falando.