Título: AMBULÂNCIAS DO ESTADO ESTÃO PARADAS
Autor: Tais Mendes
Fonte: O Globo, 19/03/2005, Rio, p. 16

Pelo menos 23 veículos novos permanecem estacionados em concessionárias

A Secretaria estadual de Saúde retirou ontem 13 ambulâncias novas que estavam estacionadas no pátio da concessionária Brilhauto, da Fiat, em Pilares. Elas são parte de uma frota de cem veículos comprada da empresa, que ganhou uma licitação em dezembro de 2003. Outras 23 ambulâncias novas continuam paradas em duas concessionárias para serem entregues ao governo. Sete delas estão estacionadas no meio do mato, num terreno que pertence à concessionária Milocar, em Campinho, subúrbio do Rio.

A secretaria admite ainda não ter pago a conta assumida com a Fiat, de quase R$9 milhões. Segundo o governo, a conta será paga em três parcelas a partir do fim de março. As ambulâncias ainda não foram retiradas porque o estado estaria seguindo um cronograma.

A Fiat, no entanto, afirma que mesmo não tendo recebido o pagamento, permitiu a retirada dos cem veículos desde 14 de maio de 2004. Segundo a empresa, uma prova de que a secretaria já havia tido contato com as ambulâncias é que todas já estão emplacadas. Funcionários das concessionárias estão preocupados com o estado das baterias dos veículos, já que eles estão parados há muito tempo.

A secretaria estadual de Saúde informou que as últimas 23 ambulâncias serão retiradas da Milocar e da Itavema, concessionária que fica em Bonsucesso, até segunda-feira. Os veículos estão sendo levados para o Departamento Geral de Insumos Básicos (DGIB), em Niterói. Eles serão distribuídos, de acordo com as prioridades, para o serviço de Emergência em Casa, hospitais e Corpo de Bombeiros.

* Do Extra