Título: BNDES VAI AMPLIAR ATUAÇÃO NA BOLSA DE VALORES
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 19/03/2005, Economia, p. 33

Mantega diz que terça-feira banco criará área para mercado de ações. Pequeno investidor pode ser beneficiado

SÃO PAULO.O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ampliar sua atuação no mercado de capitais. Na reunião da próxima terça-feira, a diretoria do banco deverá aprovar a criação de uma área específica para desenvolver projetos de investimentos e fundos voltados ao mercado acionário. A informação foi dada ontem pelo presidente do BNDES, Guido Mantega, depois de reunião com o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Raimundo Magliano.

¿ O BNDES está voltando ao mercado de capitais com o propósito tanto de criar novos canais de crédito para as empresas se capitalizarem, como de ampliar o acesso dos pequenos investidores à rentabilidade dessas empresas ¿ afirmou Guido Mantega.

Diferentemente da BNDESpar ¿ subsidiária criada para cuidar das participações acionárias do banco e que atuava com certa autonomia ¿ a nova superintendência da instituição será ligada à direção do banco, conforme explicou Mantega. Na prática, a BNDESpar será administrada pela área de mercado de capitais.

Novo fundo já acumula rentabilidade de 46%

A nova área terá ainda um comitê estratégico. Desse comitê participarão sete superintendentes, entre eles os de Planejamento, de Finanças e o de Crédito.

¿ A renda variável agora é o core business do banco ¿ disse o advogado da área de Planejamento do BNDES Durval Soledade, um dos responsáveis pela estruturação da nova área do banco.

De imediato, de acordo com Guido Mantega, a nova superintendência deverá reativar os fundos de private equity e de empresas emergentes já existentes no banco. Entre os novos projetos já em análise no BNDES, está o lançamento de uma nova versão do PIBB (Papéis de Índice Brasil Bovespa) ¿ fundo composto por parte das ações que o banco tem em carteira, lançado em julho do ano passado.

Por garantir a revenda das cotas pelo valor que pagou em até um ano, o PIBB atraiu muitos pequenos poupadores. Lastreado na variação do IBrX 50 (índice das 50 ações com maior valor de mercado mais negociadas na Bovespa), esse fundo hoje tem patrimônio de R$480 milhões. Atualmente, já acumula rentabilidade de 46%.

Instituição estuda uso de recursos do FGTS

Em sua nova versão, segundo Mantega, o PIBB poderá pagar uma pequena remuneração ao investidor que quiser sair. O BNDES avalia também a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aplicações no novo PIBB. O BNDES tem em carteira R$45 bilhões em ações e debêntures de cerca de 186 empresas nacionais.

A criação e a participação em fundos setoriais, ligados a projetos de infra-estrutura, como os de siderurgia, papel e celulose e transportes, também estão nos planos do BNDES nesse retorno do banco ao mercado de capitais.