Título: FESTA PARALELA À MODA DA ESQUERDA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 20/03/2005, O País, p. 4

Radicais do PT se reúnem hoje para oficializar racha no partido

SÃO PAULO. Menos de 24 horas após a festa de 25 anos do PT, realizada ontem em Recife, a esquerda petista se reúne hoje no Clube Trasmontano, em São Paulo, a menos de 200 metros da sede nacional do partido para oficializar o racha da sigla. Durante o seminário ¿Dois anos de governo Lula ¿ 25 anos do PT ¿ Os rumos da esquerda¿, deve ser anunciada a criação de um bloco parlamentar independente, que conta com 15 deputados federais.

A esquerda petista pretende ainda aprovar um texto com 13 pontos que recuperam as bandeiras e métodos históricos do partido. O foco é a política econômica do governo Lula.

¿ Os métodos do governo não respeitam a bancada nem o partido. Não há canal de discussão e crítica e é o que estamos criando. A cúpula partidária carimba as decisões do governo ¿ disse o deputado Ivan Valente (SP), um dos coordenadores do seminário, que pretende se contrapor às comemorações oficiais dos 25 anos do partido. ¿ A cúpula acenou com a realização de um seminário pluralista, mas pulverizou a idéia e esvaziou o debate.

Valente se refere às alterações no seminário. Previsto para acontecer em São Paulo entre amanhã e quinta-feira, o encontro ocorrerá em cinco capitais. A direção alega que os debates poderão ser vistos por mais gente. Para a esquerda, o objetivo é esvaziar as discussões.

A esquerda convidou, entre outros, João Pedro Stédile, do MST; Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza; o jurista Fábio Konder Comparato e o economista Paulo Nogueira Batista Jr.