Título: COMUNIDADE AMEAÇADA: EXISTEM 188 CONSEGS NO ESTADO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 20/03/2005, O País, p. 16

Secretaria de Segurança diz que não soube das mortes

CURITIBA. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que não tem controle direto sobre trabalhos e atividades das associações de moradores. Tais entidades e seus representantes, segundo a Secretaria, não têm vínculo com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e são autônomas.

¿Os Consegs, órgãos juridicamente ativos, recebem orientação de profissionais vinculados à Secretaria. Há cerca de dois anos nenhum registro de ameaça ou qualquer tipo de violência a presidentes ou integrantes do conselho foi feito¿, disse a secretaria, em nota ao GLOBO.

A Secretaria informou ser ¿completamente seguro¿ participar dos Consegs e que em momento algum as associações de moradores informaram sobre as mortes. ¿Caso a denúncia tivesse sido feita a nós, as imediatas e devidas providências teriam sido tomadas¿. A secretaria diz que entrou em contato com os denunciantes para obter detalhes para a abertura de investigação do caso.

Atualmente, existem 188 Consegs em todo o estado. Destes, 23 estão em Curitiba e outros dez espalhados por cidades da Região Metropolitana. As reuniões dos conselheiros contam sempre com a presença de um policial militar, ¿o que garante mais segurança aos membros dos Consegs¿.