Título: FUMAR FAZ MAL AO PATRÃO Cigarro divide opinião das empresas
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 20/03/2005, Boa Chance, p. 1

Segundo pesquisa do Grupo Catho, maioria proíbe fumo em suas instalações

Num processo de seleção, profissionais que fumam podem ficar em desvantagem em relação a outro não-fumante. É o que mostra levantamento feito pelo Grupo Catho: 78% de presidentes, vice-presidentes e diretores de empresas têm pouca ou muita objeção em contratar pessoas que fumam. Até porque, diz a consultoria, 69% das firmas não permitem o cigarro em suas instalações. Então, para especialistas, o melhor mesmo é apagar o cigarro.

Empresas apuram de forma indireta se candidato fuma

¿ Há áreas em que, nas entrelinhas, o entrevistador busca saber se o candidato fuma ¿ afirma Tatiana Melamed, gerente de RH da GSK.

A regra, porém, não vale para todas as empresas. Na White Martins, o cigarro não é um ponto negativo no currículo ¿ ainda que seja terminantemente proibido fumar nas instalações da companhia.

¿ Essa proibição é uma maneira de inibir o consumo do cigarro. Não é papel da empresa proibir que as pessoas fumem, mas podemos mostrar seus riscos. E só. Seria leviano dizer que uma pessoa produz menos do que outra por conta do cigarro. Até porque as pessoas param para fumar, assim como param para ir ao banheiro ¿ diz Djalma Oliveira, gerente do programa de antitabagismo da White Martins.

Na opinião de Heitor Chagas, da Petrobras, as pausas para o cigarro não são apenas momentos de convívio social:

¿ Às vezes, o que não consigo discutir com um funcionário numa reunião acaba sendo conversado, mais informalmente, no fumódromo. Mas é claro que isso não é motivo para se fumar ¿ diz Chagas, membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração.

NorteShopping vai ganhar fumódromos no fim do mês

Nos shoppings do Rio, desde o fim de 2004, é proibido fumar em lojas e corredores. Mas, segundo Jaqueline Soares, consultora da Ícone RH, empresa que seleciona pessoal para lojas como Redley, Nativa e Verty, do Rio Sul, a legislação não trouxe impactos para os processos de seleção. Poderá, no entanto, trazer:

¿ As empresas ainda não atentaram para esse detalhe. Mas isso naturalmente acontecerá. Elas estão evitando dar uma conotação discriminatória à questão, já que ser fumante não implica ser incapaz profissionalmente.

Um problema que o NorteShopping não deve enfrentar. Estão sendo construídos fumódromos para o público em geral nos acessos ao mall, que serão bastante úteis para quem trabalha por lá. Os espaços serão inaugurados, no fim do mês, e terão bancos e cinzeiros.

¿ Os fumantes ganharão um lugar reservado. Assim, atendemos a ambos os públicos, sem interferir no conforto dos não-fumantes ¿ explica Marcus Vinicius Borja de Almeida, superintendente do NorteShopping.