Título: O PT entra no jogo eleitoral
Autor: Letícia Lins e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 21/03/2005, O País, p. 3

Festa dos 25 anos lança reeleição de Lula, que não queria antecipar o debate

Oato dos 25 anos de fundação do PT realizado anteontem foi transformado em uma festa de lançamento da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que permaneceu em Brasília) à reeleição. Embora o PT e o próprio Lula rejeitem publicamente antecipar a agenda eleitoral de 2006, os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Humberto Costa (Saúde) disseram em seus discursos que a prioridade do partido é a recondução do presidente ao Palácio do Planalto na eleição do ano que vem.

¿ Nosso desafio não é só concluir este ano e avançar em 2006, é o desafio de reeleger o presidente Lula, de reeleger o nosso projeto ¿ disse Dirceu.

Pouco antes, ele havia imputado à oposição a tentativa de antecipar o debate eleitoral.

¿ Primeiro temos que governar, 2005 não é ano de eleição. Não adianta a oposição nos arrastar para uma agenda eleitoral, porque nós vamos governar ¿ afirmou.

Depois da cerimônia, Dirceu voltou a acusar a oposição de antecipar a campanha presidencial.

¿ Quem quer antecipar e já lançou candidato foram o PFL e o PSDB, que lançaram o Cesar Maia e o (Geraldo) Alckmin ¿ disse.

Dirceu cita Bíblia e pede paciência

A cada vez que a reeleição de Lula era mencionada, as cerca de duas mil pessoas que foram ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco aplaudiam.

¿ Falar não significa que estamos fazendo campanha. O que temos que fazer é cumprir a agenda, e a agenda prioritária para 2005 é governar ¿ disse o presidente do PT, José Genoino.

O ato também foi marcado pelas tentativas da cúpula petista de justificar o descompasso entre os atos do governo Lula e as expectativas da militância do partido.

¿ Sei da agonia, da angústia, do desespero que muitas vezes bate no coração do nosso militante por causa das dificuldades e dos grandes obstáculos que temos enfrentado para governar o Brasil ¿ disse Dirceu.

Em resposta a uma carta que recebeu do teólogo Leonardo Boff, com duras críticas ao governo, Dirceu recorreu à Bíblia para justificar o descompasso e pedir paciência:

¿ Moisés levou 40 anos para conduzir seu povo à terra da liberdade.

Em artigo publicado no site do PT para as comemorações de 25 anos do partido, Lula admitiu que a prática governamental trouxe à tona um dilema entre idéias e fatos no partido. Para Lula, porém, os impedimentos causados pela conjuntura interna ou barreiras administrativas não podem servir como desculpas para não realizar os ideais petistas. ¿Não queremos transformar necessidade em virtude¿, diz no artigo.

A apresentação foi do ator Antonio Grassi e a abertura ficou por conta do pianista Arthur Moreira Lima, que interpretou o Hino Nacional e músicas populares como ¿Asa branca¿, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e ¿Carinhoso¿, de Pixinguinha. A festa contou com apresentações folclóricas de grupos locais. Enquanto Genoino dançava o maracatu, militantes de PSOL, PSTU e movimentos sindicais e de sem-teto faziam um protesto. Os manifestantes invadiram o saguão do Centro de Convenções para pedir moradia, mas o protesto foi abafado pela orquestra de frevo do PT.

O evento foi prestigiado por representantes de governos e partidos de esquerda de 20 países. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou uma mensagem especial.