Título: SAÚDE DISTRIBUIRÁ REMÉDIOS DE GRAÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 8

Governo vai assegurar medicamentos para hipertensos, diabéticos e asmáticos

RECIFE. O Ministério da Saúde vai assumir o controle da distribuição de medicamentos destinados a hipertensos e diabéticos no Brasil, tentando assegurar o fornecimento gratuito desses remédios de uso continuado a cerca de 11 milhões de portadores dessas doenças. A iniciativa começa a vigorar em julho, segundo informou ontem o ministro da Saúde, Humberto Costa. A mesma medida será válida para drogas utilizadas no combate à asma e contraceptivos.

Humberto Costa disse que no Brasil existem quatro milhões de hipertensos e sete milhões de diabéticos cadastrados no SUS, mas não soube precisar a quantidade dos que sofrem de asma.

Promessa de campanha do presidente Lula, as farmácias populares só agora começam a deslanchar. Hoje há 31 funcionando no país e ontem foram inauguradas mais sete em vários estados. Nessas farmácias, os medicamentos custam até 90% menos do que os comercializados nas lojas convencionais. Segundo o ministro, até o final do ano o país deverá ter um total de 330 farmácias instaladas.

Segundo a diretora nacional de Programa de Farmácias, Jamaina Giora, as farmácias populares comercializam 91 itens, inclusive preservativos masculinos, cuja venda é limitada a uma cartela com cinco unidades por pessoa.