Título: PRESIDENTE PEDE CLEMÊNCIA POR BRASILEIRO PRESO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 11
Lula afirma em carta que execução causaria `comoção popular¿
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ontem ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, carta pedindo clemência para o instrutor de vôo livre brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte pela Justiça indonésia. Ele foi preso naquele país com 13,4 quilos de cocaína em 2003. Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, o presidente Lula explicou na carta que no Brasil não existe pena de morte e que sua aplicação causaria uma ¿enorme comoção popular¿.
¿ Na carta, o presidente Lula, apesar de não desconhecer a gravidade do delito cometido, apela aos sentimentos de humanidade e amizade de seu colega indonésio. E lembra ainda que o sistema penal brasileiro não contempla a pena de morte e aqui sua eventual aplicação causaria enorme comoção popular.
Na semana passada, Lula tomou conhecimento do assunto e anunciou, por meio do Itamaraty, que iria interceder em favor do brasileiro preso. O presidente Susilo é considerado conservador e mais rigoroso com o narcotráfico que seus antecessores.
Archer só pode escapar da execução se Susilo acolher o pedido de Lula porque a sentença de morte foi confirmada pelas autoridades da Indonésia e não há mais possibilidades de recursos judiciais.