Título: EXPOSIÇÃO EM PARIS ABRE ANO DO BRASIL NA FRANÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 12

Gil diz que é oportunidade única para país mostrar sua diversidade em todas as áreas

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, inaugurou ontem, em Paris, a exposição ¿Brésil indien¿ (¿Brasil índio¿), no Grand Palais, um dos maiores museus da capital francesa. A exposição é o primeiro grande evento do Ano do Brasil na França, e abre oficialmente o calendário de manifestações culturais que se estenderão por todo o país ao longo de 2005.

¿ É uma oportunidade única para que o Brasil venha a se mostrar com sua diversidade não só cultural, mas também humana, racial, étnica, e com toda a sua produção de ciência e tecnologia ¿ disse Gil, que estava com os ministros da Cultura da França, Renaud Donnedieu de Vabres, e da Espanha, Carmen Calvo, com os quais assinou, mais cedo, uma declaração comum sobre diversidade cultural.

A exposição no Grand Palais tem mais de 350 obras de diversas instituições, abarcando da pré-história aos dias atuais, e termina com uma sala dedicada à coleção de Claude Lévi-Strauss, reunida pela primeira vez ¿ metade está no França e metade no Brasil, onde o etnólogo francês, autor de ¿Tristes trópicos¿, viveu nos anos 30 do século passado. ¿Brésil indien¿ ficará em cartaz até 27 de junho.