Título: MAL DE CHAGAS MATA PELO MENOS QUATRO EM SC
Autor: Giuliano Ventura
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 13

Secretaria de Saúde diz que 20 pessoas que teriam tomado caldo de cana contaminado já contraíram a doença

FLORIANÓPOLIS e BRASÍLIA. Um surto de doença de Chagas em sua forma aguda registrado no litoral norte de Santa Catarina pôs em alerta a vigilância epidemiológica do país. Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, 20 pessoas que tomaram caldo de cana em quiosques nas cidades de Navegantes, Penha, Balneário Barra do Sul, Itapema e Joinville contraíram a doença e quatro delas morreram. Há suspeita de pelo menos mais 12 casos.

Já o Ministério da Saúde informou que até agora 30 pessoas estão sob suspeita de terem contraído a doença de Chagas. Desses, 18 estão confirmados como portadores da doença. Entre os casos suspeitos, seis pessoas morreram, duas delas com sorologia positiva para doença. A suspeita inicial era um surto de leptospirose e hantavirose, mas exames de laboratório constataram a presença do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, em alguns pacientes.

Ministério da Saúde: barbeiro não foi transmissor

O ministério diz que a doença foi transmitida por um triatomíneo (inseto hematófago) distinto do Triatoma infestans, o popular barbeiro, transmissor original da doença. Em Santa Catarina, o problema se deu provavelmente por ingestão de alimentos, no caso, o caldo de cana contaminado com fezes ou resíduos do inseto.

O Ministério da Saúde lançou um alerta para todos aqueles que consumiram caldo de cana a partir de 1º de fevereiro deste ano no litoral norte catarinense, época em que os turistas costumam lotar as praias da região. Quem apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular deve procurar imediatamente um posto de saúde.

¿ É preciso ficar atento também para alterações hepáticas (do fígado) e cardiocirculatórias ¿ diz o médico infectologista Antônio Miranda. ¿ Quando o tratamento é feito a tempo, há cura em 70% a 80% dos casos.

Em sua forma crônica, o mal de Chagas pode ficar latente por anos até apresentar algum sintoma. Na forma aguda, o inseto ou suas fezes são ingeridos e os sintomas aparecem rapidamente.

Só no sábado passado as autoridades de saúde confirmaram que se tratava de Chagas, doença tropical mais comum no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Uma mulher de 71 anos, uma criança de 4 e outra de 9 morreram. Todas eram da mesma família. Ontem, foi confirmada também a morte de um turista boliviano que estava internado em Joinville.

¿ Eles achavam que era outra coisa. Só na terceira vez que fiz os exames descobriam que eu estava com doença de Chagas ¿ disse Rafael da Veiga, um dos infectados em Joinville.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina proibiu a venda de caldo de cana no estado. Quiosques de venda da bebida foram interditados pela Vigilância Sanitária ontem de manhã.

Prioridade é impedir que surto se alastre, diz secretário

Duas equipes do Ministério da Saúde foram enviadas de Brasília para ajudar no combate ao surto e investigar suas causas.

¿ A prioridade é descobrir a origem da cana contaminada e impedir que o surto se alastre ¿ diz o secretário estadual de Saúde, Eduardo Cherem.

Centenas de pessoas que tomaram caldo de cana lotaram laboratórios em Santa Catarina para fazer o exame de sangue que detecta o mal. Descrita em 1909 por Carlos Chagas, a doença já infectou 100 mil pessoas por ano no Brasil no fim dos anos 70. Recentemente os casos vinham se tornando mais raros com o combate ao barbeiro.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, este é um evento inusitado e acidental:

¿ Não havia casos de doença de Chagas em Santa Catarina há muitos anos. Todas as providências cabíveis foram tomadas e não há motivos para alarde.