Título: Aeronáutica estende a lona
Autor: Lilian Fernandes
Fonte: O Globo, 21/03/2005, Rio, p. 11

Hospital de campanha na Barra será inaugurado hoje para desafogar emergências

Enquanto o prefeito Cesar Maia e o Ministério da Saúde travam uma batalha na Justiça em torno da instalação de um hospital de campanha no Campo de Santana, no Centro, o primeiro hospital do gênero no Rio já estará funcionando a partir de hoje, às 8h, na sede campestre do Clube da Aeronáutica, na Barra. A previsão é atender de 300 a 400 pessoas por dia. Como um posto de saúde, o hospital fará atendimento ambulatorial nas especialidades clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia e odontologia, e poderá ainda fazer pequenas cirurgias.

Uma área do terminal de ônibus Alvorada, no Cebolão, será utilizada como ponto de concentração das pessoas que procurarem o serviço ambulatorial. No local, haverá distribuição de senha e transporte gratuito em ônibus da Aeronáutica até o hospital. A Força Aérea pretende também solicitar uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e vai contar com o apoio das do Corpo de Bombeiros. O funcionamento do hospital será de segunda a sexta, das 8h às 16h30m.

¿ Fomos requisitados para prestar assistência básica e ambulatorial nessas especialidades, que são as de maior demanda reprimida nesta região ¿ explica o major Gilberto do Amaral Teixeira, médico responsável pela unidade. ¿ Mas poderemos fazer cirurgias pequenas. Se uma mulher fizer um preventivo e for detectado algum tumor, ela poderá ir para o raio X, ser submetida a uma punção e saber na hora se é maligno.

Unidade terá 40 médicos militares

Quarenta profissionais de saúde da Aeronáutica trabalharão no local, que terá laboratório, farmácia, sala de diagnóstico por imagem (com raios X e ultra-som), uma enfermaria com seis leitos, centro cirúrgico para pequenas intervenções e uma miniUTI. Os seis ambulatórios, assim como os outros módulos, funcionam em barracas cobertas de lona, impermeáveis e climatizadas. O hospital tem ainda banheiros, alojamento para os militares que farão a segurança, cozinha e refeitório.

Caso algum paciente necessite de cirurgias ou de tratamentos mais complexos, será encaminhado a outra unidade, depois de uma consulta à Central de Coordenação do SUS montada pelos interventores. Além das unidades da rede pública, os três hospitais da Aeronáutica no Rio terão leitos disponíveis para a população: os hospitais Central da Aeronáutica (HCA), dos Afonsos e do Galeão. Dentro de dez dias, o HCA oferecerá mais duas vagas para adultos e uma para criança no CTI.

Modelo foi usado no México nos anos 80

A Justiça deve decidir hoje se a Marinha poderá instalar o hospital de campanha no Campo de Santana, que desafogaria a emergência do Hospital Souza Aguiar. Caso a resposta seja negativa, o Ministério da Saúde vai recorrer.

A Aeronáutica tem experiência de medicina de campanha desde o início dos anos 80, quando a FAB prestou socorro às vítimas de um terremoto de grandes proporções no México. Atualmente, hospitais como este costumam ser montados em áreas carentes da Amazônia. Também há um em Belo Horizonte, onde funciona um centro de treinamento para médicos que acabam de ingressar na Força Aérea.

A população que procura os hospitais Lourenço Jorge, na Barra, e Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, será a principal beneficiada pelo hospital de campanha na Barra. Quem procurava ontem o Cardoso Fontes saía satisfeito, como Maria Imaculada de Lana, de 43 anos, que contou que sua mãe chegou passando muito mal e recebeu atendimento imediato. Mas, segundo a cirurgiã geral Zenilde Fernandes Mendes, tanta presteza só foi possível após o início da intervenção.

¿ Passamos por uma fase difícil, em que a gente chegava a chorar, porque os pacientes morriam.