Título: PTB CONSEGUE NOMEAR INDICADO PARA DIRIGIR O IRB
Autor:
Fonte: O Globo, 24/03/2005, O País, p. 8

Lula recebe cúpula do partido e terá mais reuniões com aliados

BRASÍLIA. Encerrada oficialmente a reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a dividir com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, a articulação da base política. A primeira reunião foi com a cúpula do PTB, e ele deverá ter encontros com os dirigentes dos partidos aliados. Participaram da reunião o presidente Roberto Jefferson (RJ), o líder do partido na Câmara, José Múcio (PE), e o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.

Jefferson estava satisfeito com a manutenção do espaço do PTB na Esplanada (o Ministério do Turismo), ainda mais depois de conseguir a nomeação, ontem, de Luis Apolônio Neto para a presidência do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). O Diário Oficial de ontem publicou a exoneração de Lidio Duarte, indicado pelo falecido José Carlos Martinez, então presidente do PTB. Há meses Jefferson vem brigando pela nomeação de Apolônio.

¿ Já percebo que ele (Lula) chamou a si a responsabilidade da conversa política. Está se dedicando a discutir política ¿ afirmou Jefferson.

O petebista disse que alguns ministros resistem a receber parlamentares aliados.

¿ Há ministros sem sensibilidade, mas muitos têm sensibilidade. Os que não têm sensibilidade, o ministro Aldo vai enquadrar ¿ afirmou.

Para Jefferson, a reforma ministerial ficou no tamanho certo e reforçou a autoridade do presidente.

¿ Chega de reforma! (Numa discussão como essa) o governo sangra, o país paralisa. Vamos governar o país ¿ disse o presidente do PTB.