Título: EM ESTUDO, O USO DE CRÉDITOS COM A UNIÃO
Autor: Valderez Caetano e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 24/03/2005, O País, p. 9
Medida possibilitaria abatimento de dívidas com a Previdência
BRASÍLIA. O governo também estuda incluir entre as medidas de combate ao déficit da Previdência a autorização para que os devedores possam pagar suas dívidas com créditos ou precatórios que tenham com a União. Hoje, Receita Federal e Previdência são duas instâncias separadas. Essa possibilidade da troca de dívidas ganhou força com a criação da Secretaria da Receita da Previdência e com a futura unificação da cobrança na supersecretaria de receita
As medidas na área da Previdência vinham sendo preparadas pelos ministérios da Casa Civil, Fazenda, Previdência e Planejamento. O ministro Palocci está convencido de que é possível reduzir o déficit aumentando a arrecadação com cobrança de dívidas e combate às fraudes, e ainda sendo mais eficiente nas despesas e na concessão de benefícios.
Ontem, Romero Jucá negou que tenha uma dívida de R$51 mil para com a Previdência Social, como foi noticiado. Segundo ele, a dívida é de uma empresa da qual foi sócio. Jucá disse que já está desligado há oito anos da empresa.