Título: MAL DE CHAGAS MATA MAIS DOIS EM SC
Autor:
Fonte: O Globo, 24/03/2005, O País, p. 10

Número de mortos chega a seis, casos suspeitos são 44 e 50 mil devem fazer testes em laboratórios

CURITIBA E FLORIANÓPOLIS. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou ontem mais duas mortes em conseqüência do surto de doença de Chagas que atinge o litoral norte do estado. Com isso, desde fevereiro, já morreram seis moradores da região. Eles beberam caldo de cana contaminado pelo barbeiro, inseto transmissor da moléstia. Segundo a secretaria, o número de casos suspeitos subiu ontem para 44 e há estimativas de que 50 mil pessoas façam testes nos laboratórios do estado nos próximos dias. O Ministério da Saúde deve enviar ao estado 40 mil kits para o diagnóstico da doença.

Pacientes internados em Curitiba, São Paulo e Brasília

Até anteontem, a secretaria confirmava 37 casos suspeitos e quatro mortes, além de outras duas mortes ainda suspeitas. Também estão confirmados como portadores da doença pacientes internados em Curitiba, São Paulo e Brasília, todos contaminados em Santa Catarina.

O caminhoneiro Zair Pedro Fritzen, de 33 anos, foi internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, anteontem. Ele contou aos médicos que tomara caldo de cana em uma barraca na rodovia BR-101, perto de Navegantes, litoral norte do estado, em 12 de fevereiro. Zair teve febre e dor de cabeça nas duas semanas seguintes e decidiu ir ao hospital depois de ter febre de 40 graus.

Em São Paulo, Sandoval Barbosa Rodrigues, de 26 anos, está internado na unidade de terapia semi-intensiva desde 11 de março, no Hospital Samaritano, com doença de Chagas aguda. Ele esteve em Joinville, Santa Catarina, uma das regiões afetadas pelo surto da doença.

Segundo Luiz Antonio Silva, diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o mais provável é que as vítimas tenham consumido caldo de cana contaminado pelo barbeiro em fevereiro. Os técnicos, porém, não descartam a possibilidade de que a cana usada para os caldos possa ter sido contaminada por gambás. Há registros de que esse tipo de animal pode ser contaminado pelo barbeiro e retransmitir a doença pelas fezes.

¿ A hipótese mais plausível da contaminação é pelo barbeiro, mas não podemos descartar a possibilidade do gambá. A doença pode ser propagada pelo animal por meio da urina e das fezes ¿ disse Silva.

O foco da doença de Chagas em Santa Catarina está apavorando a população do estado. Ontem, moradores com sintomas da doença (febre, dor de cabeça e dores musculares) continuavam a procurar postos de saúde e laboratórios. Apenas o exame de sangue comprova a doença. A venda de caldo de cana está proibida no estado.

Secretaria tem telefone para população tirar dúvidas

A secretaria de Saúde está tirando dúvidas da população sobre a doença pelo telefone (0xx48) 221-2000. A orientação é que as pessoas com algum sintoma procurem as secretarias dos seus municípios para atendimento médico.