Título: EX DA VASP SÃO BASE DA TRIPULAÇÃO
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 27/03/2005, Economia, p. 33

A criação da WebJet reabriu as portas do mercado para pilotos, comissários de bordo e aeroviários (pessoal de terra) demitidos nos últimos anos pelas companhias aéreas brasileiras, por conta da crise do setor. A equipe da WebJet tem hoje 24 comissários e 12 pilotos, e a base da tripulação é de ex-profissionais da Vasp, que não recebem salários desde outubro.

O chefe de comissários da WebJet é o ex-piloto da Varig João Luz, que deixou a empresa em 1999 e passou a trabalhar como professor em cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Luz foi escolhido para administrar a equipe de comissários pelo diretor de Operações da WebJet José Geraldo Souza Pinto, ex-piloto-chefe da Varig nos anos 90 e irmão de Fernando Pinto, que presidiu a Varig na mesma época.

¿ O convite me deixou bastante motivado. Temos uma equipe eficiente e competente que estava fora do mercado com a crise do setor. Dos 24 comissários, 17 eram da Vasp. Dos 12 pilotos, nove são da Varig e TAM e um da Vasp, todos com mais de mil horas de vôo. Também abrimos espaço para novatos no processo de seleção ¿ diz Luz.

Um novo processo seletivo deverá acontecer em dois meses e uma pilha de currículos já está à espera de análise. O analista Marcelo Ribeiro, da Corretora Pentágono, diz que o fato de o país estar vivendo um momento de estabilidade abre espaço para novas companhias aéreas. Para ele, a WebJet pode dar certo se a economia se mantiver sustentável. A saída da Vasp, diz o analista, beneficia a nova empresa. (E.R.)