Título: WEBJET PROMETE PREÇOS MENORES
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 27/03/2005, Economia, p. 33

Empresa com conceito `baixo custo, baixa tarifa¿ inicia operação em abril

Na segunda quinzena de abril, mais uma companhia aérea no conceito de baixo custo e baixa tarifa chega ao mercado brasileiro com a promessa de oferecer passagens de 10% a 20% mais baratas que as existentes no mercado. A WebJet, com sede no Rio, segue os padrões de qualquer empresa deste segmento no mundo: vendas pela internet e call center, estrutura enxuta e serviço de bordo sem regalias. A empresa diz não ter pretensões de ser uma concorrente direta da Gol, a primeira deste tipo a surgir no país, em 2001 ou mesmo desencadear uma nova guerra de tarifas. Mas aposta em um preço único é visto como diferencial para atrair passageiros.

¿ Criamos a WebJet com base no conceito low cost, low fare existente em várias partes do mundo. Mas desenvolvemos um modelo próprio, que inclui o preço único para todo o avião. Ao contrário das outras empresas, não teremos tarifas promocionais. Todos os assentos dos nossos aviões terão o mesmo preço e não vamos dividir a aeronave em classes. Isso torna a operação mais transparente para o consumidor, que terá a segurança de pagar a mesma tarifa ¿ diz o diretor-presidente da companhia, Rogério Ottoni.

Empresa já planeja entrar no mercado de capitais

A empresa vai começar a voar com dois aviões Boeing 737-200, adquiridos em sistema de leasing operacional (aluguel) interligando Rio de Janeiro (partindo do Galeão), São Paulo (saindo de Guarulhos), Brasília e Porto Alegre com vôos diários. O serviço de bordo terá apenas algumas bebidas e snacks.

Novos destinos serão incluídos na malha aérea até o fim deste ano, sempre nos grandes centros onde o fluxo de passageiros é grande. A expectativa é chegar ao primeiro ano de atividade com cerca de 500 mil passageiros transportados e faturamento acima de R$100 milhões. Em cinco anos, a estimativa inicial é de ter uma frota de 12 aviões.

A empresa já nasce sob a proteção de investidores da área financeira, objeto do desejo de grandes companhias do setor. Ottoni não revelou quanto foi injetado na WebJet por estes investidores, cujos nomes prefere manter em sigilo. Mas fontes do mercado afirmam que foram investidos perto de US$10 milhões em sua formatação. Apesar de ainda nem ter decolado de fato, já faz parte dos planos da WebJet a entrada no mercado de capitais. Para o empresário, mais do que paixão, a empresa é um negócio criado para dar lucro.

¿ O mercado brasileiro está crescendo e há espaço para a expansão do setor. O fato é que a aviação comercial deixou de ser apenas uma paixão para se transformar em um negócio cujo objetivo é dar lucro.