Título: PAIS DESISTEM DE LUTAR POR VIDA DE TERRI
Autor:
Fonte: O Globo, 28/03/2005, O Mundo, p. 22

Justiça nega último recurso e eles pedem que manifestantes encerrem vigília

PINELLAS PARK, Flórida. Com uma última derrota judicial, os pais de Terri Schiavo, uma mulher de 41 anos que há 15 é mantida viva em estado vegetativo, desistiram de lutar pela vida da filha e pediram que os manifestantes que estão acampados em frente ao hospital em que ela está internada, em Pinellas Park, na Flórida, vão embora.

Sábado à noite, a Suprema Corte da Flórida julgou improcedente a última tentativa legal dos pais de Terri, o que encerrou qualquer chance de uma vitória na Justiça. O estado de saúde dela também já é considerado irreversível, depois de nove dias sem comida e água.

¿ Não estou dizendo que não estamos abertos a idéias novas. Mas parece que o tempo se esgotou ¿ disse David Gibbs, advogado dos pais de Terri. ¿ Eles começaram a dar morfina para ela para evitar dor. Terri já ultrapassou um ponto sem retorno.

O governador do estado, Jeb Bush, também afirmou que nada mais pode fazer para manter Terri viva.

¿ Adoraria poder fazer algo, mas não posso. Estou triste pela situação ¿ disse Jeb Bush, que, pela primeira vez, também se referiu ao sofrimento do marido de Terri, Michael Schiavo. ¿ Meu coração está com seus pais assim como com Michael.

Pela manhã, quatro pessoas tentaram invadir o hospital para dar a Terri a hóstia da Páscoa, mas foram presas. Desde que o tubo foi desligado, há dez dias, 35 pessoas já foram detidas.

Terri entrou em estado vegetativo em 1990. Em 1998 seu marido entrou com um recurso para que o tubo que a mantém viva fosse desligado, dizendo respeitar o desejo dela.