Título: `SÃO INVENÇÕES¿, DIZ ACUSADO
Autor: Carlos Orletti
Fonte: O Globo, 29/03/2005, O País, p. 3

Juiz diz que querem prejudicá-lo e que tem denúncias a fazer

VITÓRIA. O juiz Antônio Leopoldo Teixeira negou as acusações feitas pelo secretário de Segurança, Rodney Miranda. Já afastado de suas funções, ele chegou para a entrevista acompanhado da mulher, Rosilene. Disse que é inocente e afirmou que vai provar que é vítima de invenções:

¿ Isso são invenções, criações que no momento oportuno serão desmascaradas. A motivação eu creio que esteja partindo de alguém que queira prejudicar minha vida, minha profissão. Estou tranqüilo. Agora caberá à investigação do Tribunal de Justiça esclarecer tudo.

O juiz não apresentou fatos concretos, mas deixou implícito que tem denúncias a fazer no caso:

¿ Eu prefiro não falar agora, mas no Tribunal de Justiça vou fazer uma revelação bombástica ¿ disse Antônio Leopoldo, recusando-se a entrar em detalhes.

Antônio Leopoldo disse que considerou normal o fato de ser afastado de suas funções pelo Tribunal de Justiça até o fim do inquérito contra ele.

¿ É normal isso, eu tenho mesmo que ser afastado até que se esclareça isso tudo.

Características do juiz são as mesmas descritas por testemunha

As características físicas do juiz, de estatura baixa, calvo e de óculos, conferem com o depoimento de uma testemunha gravado e divulgado na semana passada pela Secretaria de Segurança. No depoimento, a testemunha afirma que viu um homem baixinho, careca e de óculos entregando um envelope com dinheiro a Odessi da Silva e Giliarde Ferreira, os matadores do juiz Alexandre Martins, no mesmo dia do crime.

Antônio Leopoldo rebateu a acusação, afirmando que no dia da morte de Martins estava em Ipatinga, Minas Gerais, num congresso de uma igreja evangélica. E que ficou sabendo do crime pelo telefone, através de seu filho.

Tentando aparentar tranqüilidade, Antônio Leopoldo desafiou o secretário de Segurança:

¿ O secretário diz que eu sou um dos mandantes. Um dos suspeitos, no plural. É preciso que ele mostre também os outros suspeitos, os outros mandantes de qualquer poder.

O juiz disse que espera uma investigação isenta, principalmente porque agora terá a oportunidade de falar:

¿ Dentro do processo legal, o tribunal vai criar a comissão como determina a lei e eu vou ser ouvido, até agora eu não fui ouvido. Espero que a Secretaria de segurança mostre a vocês os demais suspeitos, para que haja então uma linha de investigação justa, honesta e imparcial.

O juiz disse ter certeza de que vai provar inocência. As contas bancárias da família, além das contas de telefone e declarações de Imposto de Renda, segundo Antônio Leopoldo, estarão à disposição da Justiça para que sejam investigadas.