Título: INSS: AUDITOR FORAGIDO SE ENTREGA À JUSTIÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2005, O País, p. 4
Com a prisão de Paulo José Mattoso, só um integrante da quadrilha de fiscais está solto
O auditor fiscal do INSS Paulo José Gonçalves Mattoso entregou-se ontem à Justiça, depois de ter passado cerca de um mês foragido. Mattoso é um dos 13 fiscais que estão sendo julgados pelo desvio de cerca de R$3 bilhões da Previdência no Rio de Janeiro nos últimos dez anos. Dos 13 fiscais, resta um foragido, Francisco José dos Santos Alves.
Preso é dono de imóveis em Búzios e Niterói
Segundo a força-tarefa que investiga o desvio, Mattoso é dono de um apartamento em Búzios e 11 lotes em Niterói. O salário médio de um auditor fiscal do INSS é de cerca de R$7.500 mensais.
A força-tarefa descobriu que a quadrilha de fiscais apurava dívidas de empresas junto ao INSS e, em vez de cobrá-las oficialmente, exigia propina para forjar a quitação. Com um dos fiscais presos a força-tarefa encontrou até a contabilidade da propina, que podia ser parcelada. Pelo menos 50 empresas estariam envolvidas no esquema. Os nomes delas são mantido em sigilo de Justiça.
Documentos apreendidos nas residências dos fiscais mostram que alguns dos 13 praticaram advocacia administrativa, isto é, prestaram consultoria às empresas endividadas, defendo-as de dívidas que eles mesmos, como fiscais, tinham descoberto.