Título: BOLSA FAMÍLIA: 174 BENEFÍCIOS NO PIAUÍ SÃO CANCELADOS
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2005, O País, p. 5

Titulares têm renda familiar superior a R$100 per capita

BRASÍLIA. O Ministério do Desenvolvimento Social cancelou 174 benefícios do Bolsa Família em Teresina, no Piauí. Os titulares tinham renda familiar superior a R$100 per capita e eram funcionários da prefeitura. A decisão foi tomada a partir de reportagem do GLOBO.

O ministério fez uma investigação no cadastro do Bolsa Família em parceria com o governo do estado e com a prefeitura da capital. Foram analisados 1.266 registros para verificar, principalmente, às exigências em relação à renda.

Segundo o ministério, outros 356 benefícios ainda estão bloqueados. Eles serão alvo de uma apuração mais detalhada antes de o governo decidir cancelá-los. Entre as irregularidades constatadas estão formulários de cadastro não localizados e evidências de renda incompatível com o programa.

Prefeitura atualizará dados cadastrais das famílias

Agora, com a primeira etapa das investigações concluída, a prefeitura vai atualizar os dados cadastrais de todas as famílias que não tiveram o benefício cancelado e de 122 beneficiários cujas informações foram insuficientes para análise.

O resultado da investigação será enviado ao Ministério Público. As irregularidades serão alvo de procedimento administrativo, para que os recursos recebidos indevidamente sejam devolvidos. Em Teresina, 33.761 famílias recebem o benefício.

O governo federal também analisa a situação de Imperatriz (MA). Lá, as cerca de 22 mil famílias beneficiadas com programas sociais devem recadastrar suas senhas na Caixa Econômica Federal até 16 de abril. A ação foi determinada após a prisão de um servidor da prefeitura, em 31 de janeiro de 2005, com 156 cartões do Bolsa Família.