Título: FILA PARA TRANSPLANTE DE FÍGADO TERÁ NOVAS REGRAS
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2005, O País, p. 8

Em vez de respeitar ordem de espera, prioridade será dada aos pacientes em estado mais grave

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde vai mudar a regras para selecionar pacientes com direito a transplante de fígado. A fila de espera para transplante não obedecerá mais a ordem de inscrição, como ocorria desde 1998. No novo sistema, será dada prioridade de acordo com a gravidade do caso.

Sempre que houver um órgão disponível, terá preferência quem tiver o quadro clínico mais crítico, independentemente do tempo em que estiver na fila. A mudança foi determinada no dia 17, seguindo orientação dos médicos que compõem a Câmara Técnica do Fígado.

O novo sistema entra em vigor em dois meses. Neste período, serão treinados os profissionais que trabalham com transplante e promovidas mudanças no sistema de dados sobre os pacientes. Segundo o ministério, 6,2 mil pessoas aguardam um transplante de fígado. A espera pode chegar a 51 meses.

A gravidade da saúde do paciente será medida pelo sistema Meld/Peld, o mesmo usado nos EUA. Após o exame, o sistema é capaz de fornecer um número proporcional ao risco oferecido pela doença. Quem está na fila será submetido periodicamente a testes, para que a ordem da lista de espera reflita o estado mais recente dos pacientes