Título: JOÃO PAULO II NÃO APARECE E FRUSTA FIÉIS
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2005, O Mundo, p. 28

João Paulo II não aparece e frustra fiéis

Milhares gritaram em vão pedindo que Papa fosse à janela

CIDADE DO VATICANO. O Vaticano encerrou ontem as celebrações da Páscoa sem que o Papa João Paulo II aparecesse novamente na janela de seu quarto no Palácio Apostólico, para a decepção de milhares de fiéis que foram à Praça de São Pedro.

A multidão gritou o nome do Pontífice durante mais de uma hora, esperando trazê-lo à janela, como no domingo, quando ele comoveu o mundo ao tentar falar e não conseguir, fazendo gestos e expressões de desespero. Fontes do Vaticano, porém, não indicaram nenhuma piora no estado de saúde de João Paulo II.

As tradicionais celebrações da Segunda-Feira de Páscoa tinham prevista a participação do Pontífice, mas devido ao seu estado de saúde pela primeira vez em 26 anos de papado João Paulo II não compareceu a nenhuma cerimônia da Semana Santa.

Ele convalesce de uma traqueostomia realizada no mês passado num segundo período de internação por causa de complicações respiratórias. Os médicos lhe receitaram repouso total.

Fiéis chegaram a esperar três horas para ver Papa

Entre os peregrinos na Praça de São Pedro, muitos eram conterrâneos poloneses do Pontífice. Após esperarem em vão a aparição do Papa, os fiéis começaram a ir embora.

¿ Sinto muito não tê-lo visto. Esperei por três horas. Teria sido confortante porque para mim isso significaria que ele não está tão mal como dizem que está ¿ contou Renato Boscolo, italiano de Turim.

A rádio oficial da Santa Sé afirmou que as celebrações da Semana Santa foram ¿obscurecidas pelos sentimentos de preocupação pela saúde do Papa João Paulo II¿.

O diretor da Rádio Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que ¿a despeito do inevitável pesar¿ porque João Paulo II não apareceu em sua janela ontem, ¿todos estão contentes porque é bom que o Papa prossiga em sua convalescença sem esgotar-se¿.