Título: BIBLIOTECA SEM LIVRO NOVO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/03/2005, O País, p. 12

Governo gasta R$700 mil na reforma

BRASÍLIA. O governo federal investiu R$700 mil para recuperar a biblioteca do Palácio do Planalto, reinaugurada ontem com a presença da primeira-dama, dona Marisa Letícia, mas não comprou novos livros. O acervo tem 33 mil títulos, sendo 19 mil livros e monografias. Segundo o secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, nesta etapa do projeto de revitalização não estava prevista a aquisição de livros:

¿ Gastamos e vamos gastar muito mais. Não tem de ter preocupação com a imprensa. Vai gastar? Vai. O problema do dinheiro público é que deve ser bem gasto e bem explicado.

Ele afirmou que a biblioteca estava cheia de pó, com estantes quebradas e iluminação inadequada. Na reforma, que durou três meses, o piso, o forro, a iluminação e os móveis foram substituídos.

O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que também participou da inauguração, disse que é freqüentador da biblioteca. No discurso, Aldo recitou Castro Alves: "Bendito aquele que semeia livros e mais livros à mão cheia e manda o povo pensar".